Gallahue e Ozman (2005) apontam que os movimentos são divididos em três categorias: locomotores, manipulativos e estabilizadores. Eles serão a base dos movimentos voluntários em qualquer estágio da vida.
Ao realizar a sondagem diagnóstica com a turma do 6º ano, você, o professor da turma, verificou que os alunos estão na fase dos movimentos fundamentais nos movimentos estabilizadores e locomotores. Contudo, nos movimentos manipulativos, os alunos ainda se encontram na fase rudimentar.
Diante dessa situação, quais estratégias você adotaria com seus alunos para estimular os seus movimentos manipulativos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Brincadeiras com Obstáculos. ...
Quebra-Cabeça. ...
Pinçar. ...
Colagens e Recortes. ...
Blocos de Construção.
Resposta:
Padrão de resposta esperado:
Ao perceber que os alunos se encontram com dificuldades nos movimentos manipulativos, o professor precisa adotar uma estratégia para suprir essa carência e estimular o movimento.
No caso dos movimentos manipulativos, o professor precisa estimular o lado dominante da criança para, a partir daí, propor tarefas. Também é necessário trabalhar com membros superiores e inferiores, nesse caso.
A bola, o arco e a corda são elementos a serem explorados, podendo ser realizados estafetas ou jogos com lançamentos e arremessos partindo dos jogos pré-desportivos.
Pode-se trabalhar com a condução de bola, aumentando na sequência o grau de dificuldade ao solicitar que faça a condução entre cones ou em cima de uma linha. Ao final do exercício, pode-se solicitar que o aluno lance a bola a seu colega, primeiro com ambos os braços, após com o membro dominante e, por fim, com o outro membro.
Explicação:
Padrão de resposta esperado