Galileu tornou-se o criador da física moderna, quando enunciou as leis fundamentais do movimento; foi também um dos maiores astrônomos de todos os tempos, pelas observações pioneiras que fez com o telescópio. Essas descobertas, contudo, foram resultado de uma nova maneira de abordar os fenômenos da natureza, e nisso reside sua importância dentro da história da filosofia. PESSANHA, José Américo Motta. Galileu. Sso Paulo: Nova Cultural, 2000, p. 7. Coleção Os Pensado-es. A nova maneira de abordar os fenômenos da natureza empregada por Galileu, a que o texto se refere, o distancia dos estudos naturais antigos e medievais ao se apoiar a) na investigação das estruturas intelectuais ou psicológicas do sujeito do conhecimento. b) na noção cosmológica de que a física dos astros celestes é distinta da física terrestre. c) em um conceito novo de causalidade, que vê o movimento como detentor de uma finalidade. d) na experimentação e no estabelecimento de regularidades pela linguagem matemática. e) no método cético-dedutivo de encadeamento de raciocínios claros e distintos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
É correta a alternativa D.
A novidade representada por Galileu (e outros pioneiros no uso do modelo experimental) estava no uso de experimentos para tentar explicar o funcionamento dos fenômenos naturais regulares, buscando submeter qualquer tese a um modelo experimental, e não aceitando como explicação válida nada que não se mostrasse assim pela experiência.
Foi assim uma virada metodológica que afastou a ciência de então da tendência tradicionalista, dogmática ou mesmo de um racionalismo puro, tendo servido de base para a construção do que viria a ser, depois, o método experimental, que revolucionou as ciências e permitiu aos seres humanos um controle maior dos fenômenos naturais.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás