Galileu Galilei sua biografia e a lei da relatividade o que é e como foi descoberta?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Galileu Galilei foi um importante cientista, físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano. Sua contribuição científica iniciou uma nova era na história da astronomia, foi o primeiro astrônomo a acessar novos conhecimentos com o uso do telescópio. Defendeu o conceito de que a Terra não era o centro do universo.
Em 1589, pelo reconhecimento de suas contribuições científicas e raciocínio brilhante, foi nomeado para integrar a cátedra de matemática na Universidade de Pisa. Não era bem acolhido pelos professores, pois tinha apenas 25 anos, formação acadêmica incompleta e desacreditava publicamente das teorias consagradas de Aristóteles. Em 1590 Galilei publicou um tratado sobre o movimento dos corpos. Em 1591 foi tirado do cargo de professor, após sucumbir às intrigas e disputas com os defensores de Aristóteles. Em 1592 foi indicado pelo senado de Veneza para lecionar matemática na Universidade de Pádua, cargo que manteria por 18 anos. Em 1609 construiu um telescópio baseado no inventado anteriormente por Hans Lippershey na Holanda. Galilei fez observações minuciosas do céu e descobertas incríveis: localizou as quatro maiores luas de Júpiter e as montanhas e crateras existentes na superfície da Lua. E quando detectou manchas presentes na superfície do Sol, a descoberta contribuiu para provar sua teoria de que a estrela girava sobre um eixo. Investigou Saturno e observou o que pareciam ser duas luas fixas, que eram as bordas do sistema de anéis de Saturno, mas o telescópio de Galilei não tinha precisão suficiente para determinar exatamente o que eram aqueles pontos.
Suas descobertas foram reunidas e publicadas em março de 1610 no livro “O Mensageiro das Estrelas”. A obra foi aclamada e também gerou muita polêmica, pois Galilei defendia publicamente a teoria de Nicolau Copérnico de que o Sol era o centro de nosso Sistema Solar, e não a Terra. Naquela época, a Igreja Católica controlava totalmente a ciência e sustentava a visão oposta, de que o centro era a Terra.