Biologia, perguntado por jeansunkas, 1 ano atrás

galera pfvor façam um texto explicativo do platelmintos e nematelmintos.



urgente

Soluções para a tarefa

Respondido por joaopedropa01
4

Olá!

Platelmintos:

Os Platelmintos são vermes de copo achatado, simetria bilateral e podem ter vida livre ou parasitada. Os mais característicos são as lombrigas tênias, as planárias e os esquistossomos.

Seu habitat e modo de vida são variados. Alguns deles possuem vida livre, podendo habitar o ambiente marinho (como o mar e água doce) ou a terra úmida. Outros são parasitas e causam doenças nos seres humanas e em outros animais.

A embriologia dos Platelmintos se assemelha a nossa, pois são seres triblásticos, isto é, possuem endoderme, ectoderme e mesoderme.

Enquanto a fisiologia, possuem:

Sistema digestório → incompleto. É formado pela boca, faringe e intestino ramificado. A digestão ocorre no meio extracelular e intracelular. As tênias, por exemplo, são parasitas e não possuem sistema digestório. A absorção de nutrientes ocorre por difusão através da superfície do corpo.

Sistema respiratório → inexistente. A respiração é cutânea direta, isto é, as trocas gasosas ocorrem por difusão através da pele. Nas espécies parasitas, a respiração é anaeróbia.  

Sistema excretor → na escala evolutiva, as estruturas excretoras surgem a partir dos Platelmintos. A excreção é feita por células-flama - estruturas típicas dos Platelmintos que elimina as excretas para a superfície corpórea. Em vez de secretarem ureia como nós, secretam amônia, sendo chamados de amoniotélicos.

Sistema circulatório → inexistente.  

Sistema muscular → musculatura do tipo lisa.

Sistema esquelético → inexistente.

Sistema nervosos  → são os primeiros animais com um sistema nervoso central que é formado por um anel nervoso ligado a cordões longitudinais ou por um par de gânglios cerebroides dos quais partem filetes nervoso laterais que percorrem todo o corpo, emitindo ramificações.

Reprodução → A maioria das espécies é monoica (hermafrodita), podendo existir indivíduos dioicos como os esquistossomos. Geralmente realizam fecundação cruzada, onde dois indivíduos hermafroditas trocam espermatozoides (planárias e esquistossomos). Podem fazer autofecundação (tênias), onde os gametas (óvulo e espermatozoide) são produzidos pelo mesmo indivíduo.


Nematelmintos:

Os Nematelmintos são vermes com o corpo em forma de fio, ou seja, cilíndrico e alongado, revestido por uma cutícula protetora espessa e pouco distensível.

Seu habitat e modo de vida é maioritariamente de vida livre em ambientes terrestres ou aquáticos marinhos e de água doce. Possuem grande importância na saúde, pois algumas espécies atuam como parasita de plantas e animais, inclusive o homem.

Igual os Platelmintos, os Nematelmintos são seres triblásticos, porém a mesoderme não é totalmente revestida.

Enquanto a fisiologia, possuem:

Sistema digestório → na escala evolutiva, são os primeiros animais que possuem sistema digestório completo, como boca, faringe, intestino e ânus.

Sistema respiratório → inexistente. Igual nos Platelmintos, a respiração é cutânea direta.

Sistema excretor → possuem apenas um tipo de célula excretora. A principal excreta desses animais.

Sistema circulatório → inexistente.

Sistema muscular → musculatura do tipo lisa. É constituída por uma única camada de células musculares longitudinais, distribuídas por todo o corpo.

Sistema esquelético → inexistente.

Sistema nervoso → possuem um anel nervoso ao redor da faringe de onde partem dois cordões nervosos ao longo das invaginações epidérmicas. O cordão nervoso dorsal possui função motora. Os Nematelmintos são animais hiponeuros, isto é, o cordão nervoso ventral fica abaixo do tubo digestório, devido a sua importância na função motora e sensorial.

Reprodução → A maioria das espécies são dioicas, ocorrendo em algumas nítido dimorfismo sexual, onde, normalmente, os machos são menores que as fêmeas. A fecundação é cruzada e interna com desenvolvimento indireto, havendo estágios larvais durante o desenvolvimento. A reprodução sexuada é a principal forma de reprodução realizada por esses animais, permitindo grande variabilidade genética das espécies.

Espero ter ajudado. Bons estudos ;)                                                                     @jaojaomatos

Perguntas interessantes