Galera me ajuda com argumentos para minha redação, sobre: “Guerras são necessárias” (se vocês puderem ajudar com vários argumentos eu agradeço, obrigada desde já)
Soluções para a tarefa
A visão da guerra mudou muito. Hoje temos asco de conflitos e acreditamos que guerras sejam o último recurso disponível. Em 1914, muitas nações consideravam a guerra um instrumento eficaz e necessário de política nacional. Os generais germânicos conduziram de modo triunfante a Prússia a três guerras, contra a Dinamarca, a Áustria e a França. Para eles, a guerra não era um fenômeno terrível, como é hoje para nós. Em 1914, o Império Alemão era a mais poderosa e bem-sucedida nação europeia. Era a sociedade mais avançada do ponto de vista tecnológico, industrial, econômico e cultural. A produtividade germânica era maior que no Reino Unido, na Rússia, na França. Se o Kaiser Guilherme II não tivesse cometido tantas tolices e dado tanta importância ao poderio militar do império, nada poderia ter evitado que os alemães dominassem a Europa em 20 anos, no aspecto industrial e político. O sonho dos alemães era expandir cada vez mais seus domínios.
>> Oriente Médio: entre a guerra total e a paz
ÉPOCA – Assim como na Segunda Guerra Mundial, a responsabilidade pela Primeira foi da Alemanha?
Hastings – Nenhuma nação merece todo o peso da responsabilidade. Mas a Alemanha merece mais responsabilidade que qualquer outra nação. A Alemanha tinha a capacidade de evitar que o conflito se espalhasse. Em julho de 1914, se os alemães tivessem dito aos austríacos “parem, este conflito está ficando grave demais, vocês precisam parar a invasão da Sérvia e se retirar do país”, não teria havido guerra. Não digo que não houvesse um conflito europeu, mas aquela crise de julho, em particular, eles poderiam ter evitado. Por que não evitaram? Porque os estadistas germânicos, principalmente os generais e o Kaiser, acreditavam que a guerra aconteceria cedo ou tarde – e preferiam que fosse cedo, enquanto tinham um poder econômico inigualável.