Matemática, perguntado por crsant, 11 meses atrás

Galera, gostaria da ajuda de vocês. Eu tenho esse exercício para resolver... Eu fiz os produtos notáveis que estão nos parêntesis. Veja:
[(t+1)²*(t-1)²]^1/2
[(t²+2t+1)*(t²-2t+1)]^1/2

Depois eu multipliquei ambos os resultados conforme está no exercício:
[t⁴-2t³+t²+2t³-4t²+2t+t²-2t+1]
[t⁴-2t²+1]^1/2

Logo: t²-2t+1.

Só que a resposta não é essa.
Onde eu estou errando?

Agradeço a ajuda de vocês!

Soluções para a tarefa

Respondido por garciarodrigo2001
4

Resposta:

T^2 - 1

Explicação passo-a-passo:

Eu meti o elevado a 1/2 logo nos dois ficando com

(t+1)*(t-1)=t^2 - t +t - 1= t^2 -1

Não sei se é a resposta certa, mas espero ter ajudado


crsant: Sim, essa é a resposta! Você colocou logo na raiz, transformando numa diferença de quadrados. Engraçado... porque eu pensei primeiro em abrir o produto notável. Vou levar adiante essa dica. Mas só me responda algo antes: eu não tenho que seguir a regra de fazer primeiro parêntesis, colchetes...e etc?
Respondido por juanbomfim22
1

Olá!

Primeiro, temos a expressão:

\sqrt{[(t+1)^2.(t-1)^2]}

Para resolvê-la, podemos fazer de duas formas. Antes lembre-se de que quando calculamos a raiz quadrada, por definição, o resultado vai em "módulo".

Ou aplicando a propriedade dos radicais de separar uma raiz como produto de raízes:

\sqrt{[(t+1)^2]}.\sqrt{[(t-1)^2]} = |t+1|.|t-1| = \boxed{|t^2-1|}

Ou podemos fazer desenvolvendo o produto notável dentro dos parênteses e depois aplicando a distributiva nos resultados dentro dos colchetes:

\sqrt{[(t^2+2t+1).(t^2-2t+1)^2]} = \\\\\sqrt{t^4-2t^3+t^2+2t^3-4t^2+2t+t^2-2t+1} = \\\\\sqrt{t^4-2t^2+1} = \\\\\sqrt{(t^2-1)^2} =\\\\\boxed{|t^2-1|}

Como percebemos, quaisquer que sejam os métodos de resolução, a resposta será a mesma.

Repare que:

\sqrt{t^4-2t^2+1} \neq t^2-2t + 1 \xmark \\\\\sqrt{t^4-2t^2+1} = |t^2-1|~~\checkmark


crsant: Obrigado!!! Eu só não tinha desenvolvido a parte final, cabeça minha! Obrigado!
juanbomfim22: Nada!! Veja que coloquei essa parte no final da resposta.
juanbomfim22: Se tiver mais dúvidas, só perguntar. :)
crsant: Está bem claro, o meu maior problema é enxergar esses produtos notáveis ao contrário. Porque o produto da soma pela diferença; quadrado da soma e quadrado da diferença eu já tenho muita facilidade de perceber, mas preciso condicionar meu cérebro a enxergar o contrário.
crsant: GRATIDÃO, Juan!
juanbomfim22: Sempre que tiver três termos é bom observar se há a possibilidade deles serem um trinômio quadrado perfeito (assim poderão ser escritos como um quadrado da soma ou diferença).
juanbomfim22: Por exemplo, x² - 8x + 16 forma um trinômio? Para saber, tire as raízes dos termos das pontas (desconsidere o módulo por enquanto) e multiplique eles por 2. Se forem iguais ao termo central, é um quadrado da perfeito. Nesse caso, √x² = x; √16 = 4. => 2.x.4 = 8x, como está negativo "-8x", então o binômio só pode ficar: (x-4)². Fácil, não?
crsant: Putz, que genial! Eu me lembro de ter estudado o caminho inverso já, mas é que os temas vem vindo como avalanche e a gente acaba esquecendo, vou guardar no coração essa dica das raízes da ponta. Quero muito melhorar porque quero fazer Licenciatura em Matemática, tipo, estou resumindo tudo do 6, 7 8 e 9º ano e daqui uns dois meses começo a revisão do ensino médio.
crsant: Estou fazendo isso tendo em vista o péssimo ensino de matemática que tive, mas nunca desisti de ser professor. Enquanto termino minha graduação atual, vou estudando matemática por conta... e com gente bacana tipo você que ajuda por aqui, tudo fica mais fácil rs.
juanbomfim22: Louvável esse seu desejo de estudar e revisar a matemática, para depois se graduar ! Sabe que também tenho essa vontade, depois do término da minha graduação? Que coincidência, haha! De qualquer forma, só tenho a lhe desejar sorte nessa sua trilha de estudos que, sem dúvidas, será bastante próspera. Conte comigo para o que precisar! ;)
Perguntas interessantes