ENEM, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

Galera, estou apenas testando uma coisa, peguei um tema na net mesmo (Mobilidade Urbana) e tentei fazer aqui rapidinho com uns videos aulas que fui assistindo. poderiam me dizer se está fazendo sentido?



Promulgado pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garanta a todos os indivíduos o direito à transporte e ao bem-estar social. Conquanto, a incidência de combustíveis fósseis impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.

A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na atmosfera, e com efeitos de estufa no nosso planeta e consequentemente o aquecimento global pois o calor que a terra produz não pode ser libertado porque os gazes resultantes da poluição impedem que o calor do nosso planeta seja diluído no espaço. De acordo com o PORTAL G1, a taxa de carbono atingiu pela primeira vez a marca dos 400 ppm. O dado foi confirmado pelo observatório de Mauna. Diante do exposto, a sociedade não pode aceita essa negligencia do estado.

Faz-se mister, ainda, salientar a poluição sonora gerada pelo barulho dos motores dos carros, causando estresse no corpo, irritabilidade e cansaço. De acordo com Paul Watson, inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente. Diante de tal contexto, isso é inadmissível.

Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de politicas que visem à construção de um mundo melhor. O Governo deve realizar a substituição da energia fóssil pela limpa. Afinal, as necessidades das grandes cidades mudaram e o progresso precisar tomar outros rumos. Dessa forma, o Brasil poderia superar o efeito estufa.

Soluções para a tarefa

Respondido por DylanF
2

Você pegou essa estrutura do Filipe Araújo, isso é uma grande cilada, porque você só montou o tema em cima de um esqueleto que não foi bem encaixado, vamos aos erros:

1- Você disse que incidência dos combustíveis impossibilitam que a parcela da população desfrute do direito ao transporte e ao bem estar-social. O combustível não é o principal fator que impede alguém de usar um transporte, ele é o meio de combustão para que o transporte se movimente.

2- Você disse que a educação é um fator principal no desenvolvimento de um país , depois você argumentou muito bem que o Brasil não possui um sistema público de ensino eficiente (isso fugiu do tema, pois o assunto é mobilidade urbana, seria mais coerente colocar: sistema de transporte público eficiente), depois você disse que o resultado de um sistema público ruim tem consequências na atmosfera (fora do contexto), seguindo, você falou que a terra produz calor, mas na verdade a terra recebe a temperatura do sol, e quando a terra vai 'devolver', essa temperatura fica presa por conta dos gases.

3- Seguindo, você disse gases resultantes da poluição (você deixou muito generalizado esse poluição, tem que definir qual poluição é, no caso do ar). E essa poluição não impede que o calor seja diluído no espaço, mas sim que ele volte para o espaço. Depois você disse que a sociedade não pode aceitar essa negligencia do estado, mas o estado não é o maior vilão nisto, e sim as grandes empresas, queima de combustíveis fósseis, muitos carros.

4- Você disse sobre poluição sonora, só que até agora você não falou diretamente de mobilidade urbana, suas causas e consequências.

5- Você falou de consequências reais da precariedade da mobilidade urbana, na parte social (stress), e na parte ambiental (mas ficou um pouco confuso), o que faltou foi organizar estas ideias.

6- Você apontou que o governo deve substituir a energia fóssil pela limpa, mas isso foi muito vago, não citou como o governo deve fazer isso, poderia colocar: deve substituir essa energia ATRAVÉS de PROGRAMAS em parceria com empresas automobilísticas que visem fabricação de carros com energia limpa, adjunto a mídia, importante formadora de opinião, fazendo a conscientização do uso desta energia.

7- Você disse no seu desfecho que podemos superar o efeito estufa desta forma, só que, perceba que o tema é mobilidade urbana e não efeito estufa, você tem que achar soluções para mobilidade urbana. O agravamento do efeito estufa é consequência do excesso de emissão de CO2, que é consequência do excesso de carros e menos uso de transportes alternativos como bicicleta. Esses transportes deviam ser incentivados pelo GOVERNO pois isso é um problema de MOBILIDADE URBANA.

Não ache que eu vim para criticar o seu texto com intenção de ofender, por isso vou te dar agora dicas de argumentação do tema.

1- A mobilidade urbana está precária no Brasil? Sim, pois vemos que o transporte público, ônibus e trens por exemplo, estão sem pontualidade, com passagens caras, sem conforto e estrutura neuma, além disto não há muitas ciclovias e ciclofaixas, dificultando a mobilidade de bicicletas (boas causas).

2- Em meados do século XX, o Brasil sofreu um processo de urbanização e êxodo rural muito acelerado e desorganizado, assim, o Estado não conseguiu acompanhar o crescimento da população em relação ao crescimento da estrutura da cidade (em vários aspectos), isso é uma boa causa do porque a estrutura da cidade está ruim hoje. Além disto as pessoas com mais dinheiro ficavam perto do centro da cidade (onde ficava o trabalho da maioria das pessoas), e as pessoas pobres ficavam mais afastadas, ou seja, os pobres tinham dificuldade de se locomover até o centro, e com o Estado que não deu estrutura ficou pior ainda, por isso os pobre sofrem mais.

3- Consequências disto são: poluição do meio ambiente, mais emissão de dióxido de carbono, que aumenta o efeito estufa e pode causar doenças cardio respiratórias, e maior emissão de dióxido de enxofre, principal fator nas chuvas ácidas. Alem de ambientais temos sociais também: aumento do stress, e de outras doenças.

4- Soluções para este problema: O Estado deve qualificar o transporte público, adotando pontualidade, aumentando a frota, abaixando os preços de passagens e fazendo manutenção em sua estrutura para melhor conforto. Além disto deve também criar e aumentar o numero de ciclovias e ciclofaixas, adjunto a mídia, conscientizando a adoção de caronas solidárias e do uso de bicicleta. Desta forma pode-se superar a precariedade da mobilidade urbana na sociedade brasileira.

5- Note que eu usei argumentos geográficos (má organização das cidades), argumentos sociais (pessoas pobre ficam distantes e não tem dinheiro para comprar carros, ficam a mercê do governo). Citei também consequências fortalecendo a ideia que temos que resolver o problema, e por fim dei soluções que são possíveis de se realizar, não só 1 mas outras soluções também (mídia conscientizando).


Perguntas interessantes