Galera alguém pode me ajuda? Tenho dificuldade em resolver tal parte do calculo, como destacado na imagem, para continuar resolução da pergunta.
Anexos:
Soluções para a tarefa
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RESPOSTA:
Alternativa C)
Olá!
Para resolver esta questão você tem que conhecer alguns assuntos: cinemática, gráfico e funções e álgebra!
Vamos lá!
Pegue o gráfico e dividá-o em duas partes:
→ Parte 1: do ponto 0 até o ponto t1.
→ Parte 2: do ponto t1 até o t2.
Cada curva ali no gráfico representa uma espécie de movimento.
Na parte 1 representa o movimento uniforme (MU), onde a aceleração pra este tipo de gráfico é sempre zero, a velocidade é constante e a posição é linear. Expressando o que eu disse em expressões matemáticas:
a(t) = 0 = nula
v(t) = v0 = constante
s(t) = s0 + v0×t
Na parte 2 representa um movimento uniformemente variado (MUV), onde a aceleração é constante, a velocidade é linear e a posição ela aumenta ou diminui conforme o tempo. Expressando o que eu disse em expressões matemáticas:
a(t) = a0 = constante
v(t) = v0 + a×t
s(t) = s0 + v0×t + ½×a×t²
Essas fórmulas são extremamente simples importantes e você deve memorizá-las, pois elas compõe a cinemática, além de outras, é claro!
Vamos trabalhar com a parte 1 do gráfico:
Como é um gráfico de velocidade, como pode observar a linha reta, a velocidade é constante. Ela nunca muda, pois a aceleração é nula. Então ela nunca sairá do ponto V0. Sendo assim, posso considerar a expressão matemática para isso como:
v(t) = v0
isso já é esperado!
Como a velocidade é constante, eu posso substituí-la na fórmula da posição do Movimento Uniforme:
r(t) = r0 + v0×t
Como futuramente eu quero obter as variações das distâncias entre os trechos AB e BC, eu isolo v0t da fórmula:
r – r0 = v0×t
Este gráfico segue no eixo X do ponto 0 até o t1. Desta forma, eu faço a diferença, descobrindo a variação do tempo ∆t, e substituo na equação acima
r – r0 = v0×t
r – r0 = v0×(t1 – 0)
r – r0 = v0×t1
↑ Guardo a equação acima, em breve a usaremos ↑
Trabalhando com a parte 2 do gráfico, veremos que a aceleração não é mais nula, ou seja a aceleração ela tem um valor e constante.
A curva do gráfico é de uma função linear ou afim. E toda função afim tem como fórmula geral: ax + b. Onde 'a' representa o coeficiente angular e 'b' o coeficiente linear. E por coincidência é muito parecido com a fórmula do MUV da velocidade, mudando somente as letras:
v(t) = a×t + v0
O nosso coeficiente angular é o mesmo valor para a aceleração. E o MUV depende constante da aceleração. Sendo assim, o nosso objetivo por agora é descobrir a aceleração. Para isso, usamos a fórmula:
aceleração = ∆v0 / ∆t = v2 - v1 / t2 - t1
Observando no gráfico, temos as coordenadas: (t1, v0) e (t2,0). Lançando estes valores na fórmula acima descobriremos a aceleração:
Logo, a aceleração é – v0 / t2 - t1.
Guarde isto, iremos usar em seguida.
A fórmula para a distância do MUV é:
r(t) = r0 + v0×t + ½×a×t²
Vamos passar o r0 para o outro membro, pois eu quero a distância dos trechos BC e AB.
r – r0 = v0×t + ½×a×t²
substitua a aceleração da expressão matemática acima pela que descobrimos:
Agora preste atenção! Esta segunda parte da curva não pega o gráfico por inteiro. Ele começa em t1 e termina em t2. Sendo assim, o tempo 't' considero como sendo a diferença entre estes tempos: t = t2 – t1. Substituo na fórmula acima os 't' por (t2-t1):
No segundo membro, eu posso simplificar o t2-t1 de cima pelo t2-t1 de baixo. Isto resulta em:
Como os dois membros tem v0, eu posso colocá-lo em evidência:
dentro do parênteses, existe uma subtração de frações. eu posso resolvê-la:
Chegamos no resultado da distância da parte 2 do gráfico:
r - r0 = v0 ((t2-t1)/2)
Como obtemos as distâncias dos dois gráfico, vamos obter a razão, o quociente do trecho BC sobre AB:
BC/AB
Como v0 tem tanto no denominador e no numerador, vamos simplificar:
Chegamos na alternativa C) (t2–t1)/(2×t1)
Espero ter sido bem explicativo!
Alternativa C)
Olá!
Para resolver esta questão você tem que conhecer alguns assuntos: cinemática, gráfico e funções e álgebra!
Vamos lá!
Pegue o gráfico e dividá-o em duas partes:
→ Parte 1: do ponto 0 até o ponto t1.
→ Parte 2: do ponto t1 até o t2.
Cada curva ali no gráfico representa uma espécie de movimento.
Na parte 1 representa o movimento uniforme (MU), onde a aceleração pra este tipo de gráfico é sempre zero, a velocidade é constante e a posição é linear. Expressando o que eu disse em expressões matemáticas:
a(t) = 0 = nula
v(t) = v0 = constante
s(t) = s0 + v0×t
Na parte 2 representa um movimento uniformemente variado (MUV), onde a aceleração é constante, a velocidade é linear e a posição ela aumenta ou diminui conforme o tempo. Expressando o que eu disse em expressões matemáticas:
a(t) = a0 = constante
v(t) = v0 + a×t
s(t) = s0 + v0×t + ½×a×t²
Essas fórmulas são extremamente simples importantes e você deve memorizá-las, pois elas compõe a cinemática, além de outras, é claro!
Vamos trabalhar com a parte 1 do gráfico:
Como é um gráfico de velocidade, como pode observar a linha reta, a velocidade é constante. Ela nunca muda, pois a aceleração é nula. Então ela nunca sairá do ponto V0. Sendo assim, posso considerar a expressão matemática para isso como:
v(t) = v0
isso já é esperado!
Como a velocidade é constante, eu posso substituí-la na fórmula da posição do Movimento Uniforme:
r(t) = r0 + v0×t
Como futuramente eu quero obter as variações das distâncias entre os trechos AB e BC, eu isolo v0t da fórmula:
r – r0 = v0×t
Este gráfico segue no eixo X do ponto 0 até o t1. Desta forma, eu faço a diferença, descobrindo a variação do tempo ∆t, e substituo na equação acima
r – r0 = v0×t
r – r0 = v0×(t1 – 0)
r – r0 = v0×t1
↑ Guardo a equação acima, em breve a usaremos ↑
Trabalhando com a parte 2 do gráfico, veremos que a aceleração não é mais nula, ou seja a aceleração ela tem um valor e constante.
A curva do gráfico é de uma função linear ou afim. E toda função afim tem como fórmula geral: ax + b. Onde 'a' representa o coeficiente angular e 'b' o coeficiente linear. E por coincidência é muito parecido com a fórmula do MUV da velocidade, mudando somente as letras:
v(t) = a×t + v0
O nosso coeficiente angular é o mesmo valor para a aceleração. E o MUV depende constante da aceleração. Sendo assim, o nosso objetivo por agora é descobrir a aceleração. Para isso, usamos a fórmula:
aceleração = ∆v0 / ∆t = v2 - v1 / t2 - t1
Observando no gráfico, temos as coordenadas: (t1, v0) e (t2,0). Lançando estes valores na fórmula acima descobriremos a aceleração:
Logo, a aceleração é – v0 / t2 - t1.
Guarde isto, iremos usar em seguida.
A fórmula para a distância do MUV é:
r(t) = r0 + v0×t + ½×a×t²
Vamos passar o r0 para o outro membro, pois eu quero a distância dos trechos BC e AB.
r – r0 = v0×t + ½×a×t²
substitua a aceleração da expressão matemática acima pela que descobrimos:
Agora preste atenção! Esta segunda parte da curva não pega o gráfico por inteiro. Ele começa em t1 e termina em t2. Sendo assim, o tempo 't' considero como sendo a diferença entre estes tempos: t = t2 – t1. Substituo na fórmula acima os 't' por (t2-t1):
No segundo membro, eu posso simplificar o t2-t1 de cima pelo t2-t1 de baixo. Isto resulta em:
Como os dois membros tem v0, eu posso colocá-lo em evidência:
dentro do parênteses, existe uma subtração de frações. eu posso resolvê-la:
Chegamos no resultado da distância da parte 2 do gráfico:
r - r0 = v0 ((t2-t1)/2)
Como obtemos as distâncias dos dois gráfico, vamos obter a razão, o quociente do trecho BC sobre AB:
BC/AB
Como v0 tem tanto no denominador e no numerador, vamos simplificar:
Chegamos na alternativa C) (t2–t1)/(2×t1)
Espero ter sido bem explicativo!
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