Galera 28 PONTOS PRA VCS
Soluções para a tarefa
Resposta:
Linguagem literária: pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas. Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação
Linguagem não literária: pode ser encontrada em notícias, artigos jornalísticos, textos didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias, propagandas publicitárias, textos científicos, receitas culinárias, manuais, entre outros gêneros textuais que privilegiem o emprego de uma linguagem objetiva, clara e concisa.
2 Literatura é a arte de criar e compor textos, e existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel e etc. A literatura também pode ser um conjunto de textos escritos, sejam eles de um país, de uma personalidade, de uma época, e etc.
3 “O estilo individual é a maneira muito particular de cada escritor ver o mundo e de organizar sua linguagem para poder traduzir sua visão” (Gramática: Teoria e Exercícios/Paschoalin e Spadoto)
“Estilo de época é a maneira de ver e de expressar o mundo, refletindo características próprias de uma época histórica.” (Gramática: Teoria e Exercícios/Paschoalin e Spadoto)
4 aqui vai a do Soneto de Luiz Vaz
A métrica desse poema segue o modelo de versos decassílabos heroicos, ou seja, cada verso possui dez sílabas poéticas e a sexta e a décima sílabas do verso são, sempre, tônicas.
As sílabas poéticas não seguem a mesma regra das sílabas gramaticais, por isso é necessário, para a correta escansão do poema, atentar para a contagem das sílabas, considerando apenas até a última sílaba tônica do verso.
Outro aspecto a considerar é que, quando há o encontro de uma vogal átona do final de uma palavra com uma vogal inicial da palavra seguinte, devemos contá-las como uma única sílaba.
Exemplo: “A/mor/ é/ fo/go/ que ar/de...”
Seguindo estas regras, a escansão do poema "Soneto", de Luís Vaz de Camões, é assim descrita:
A/mor/ é/ fo/go/ que ar/de/ sem/ se/ ver//; A
É/ fe/ri/da /que/ dói/ e/ não/ se/ sen//te; B
É/ um/ con/ten/ta/men/to/ des/con/ten//te; B
É /dor/ que/ de/sa/ti/na /sem/ do/er//; A
É /um/ não/ que/rer/ mais/ que/ bem/ que/rer//; A
É /so/li/tá/rio an/dar/ por/ en/tre a/ gen//te; B
É /nun/ca/ con/ten/tar/-se/ de/ con/ten//te; B
É /um /cui/dar/ que/ ga/nha em/ se/ per//der; A
É/ que/rer/ es/tar/ pre/so /por/ von/ta//de; C
É/ ser/vir/ a /quem /ven/ce, o/ ven/ce/dor//; D
É/ ter/ com/ quem/ nos/ ma/ta/ le/al/da//de. C
Mas /co/mo/ cau/sar/ po/de /seu/ fa/vor// D
Nos/ co/ra/ções/ hu/ma/nos/ a/mi/za//de, C
Se/ tão/ con/trá/rio a/ si/ é o/ mes/moA/mor//?
4
Gênero épico ou narrativo: No gênero épico ou narrativo há a presença de um narrador, responsável por contar uma história na qual as personagens atuam em um determinado espaço e tempo.
Gênero lírico: Os textos do gênero lírico, que expressam sentimentos e emoções, são permeados pela função poética da linguagem. Neles há a predominância de pronomes e verbos na 1ª pessoa, além da exploração da musicalidade das palavras.
Gênero dramático: De acordo com a definição de Aristóteles em sua Arte Poética, os textos dramáticos são próprios para a representação e apreendem a obra literária em verso ou prosa passíveis de encenação teatral. A voz narrativa está entregue às personagens, atores que contam uma história por meio de diálogos ou monólogos.
5
As cantigas de amigo, nas quais o poeta põe as palavras na boca de uma mulher, apresentando por isso um eu lírico feminino, e as cantigas de amor, nas quais o poeta fala por si próprio, contendo, por isso, um eu lírico masculino.