Gálatas 3.28 deve ser lido como relato de experiência sobre o que realmente se realiza nas comunidades paulinas: ali está surgindo um novo convívio de pessoas, que não mais obtém sua estrutura, como nas formas habituais da vida social, a partir de delimitações e distinções pelas quais as pessoas até ali haviam definido a sua identidade. Ali não mais operam as relações de superioridade e inferioridade, de dominar e ser dominado. Determinante agora é unicamente o pertencimento a Cristo. ROLOFF, Jürgen. A Igreja no Novo Testamento. São Leopoldo: Editora Sinodal, EST, CEBI, 2005, p. 102. Considerando essa citação acima, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas: I. A Igreja para Paulo superava a ideia de um grupo religioso formal, tornando-se uma família, vinculada a Cristo. PORQUE II. Ela tinha se desligado do judaísmo e não tinha mais que responder à Torá como norma do grupo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra d: Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Citação de Paulo exaltando a Cristo como Salvador e atribuindo sua salvação à Ele e não ao cumprimento da Lei. "Gálatas 2:16 - Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
20 -Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
21 - Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.
Gálatas 2:16, 20,21