Química, perguntado por weslaynematheus4469, 1 ano atrás

(G1 - IFsul 2017 - Adaptada) Segundo o Centro de Tecnologia Mineral, cerca de 70% dos metais pesados e demais elementos potencialmente tóxicos encontrados em lixões e aterros sanitários são provenientes de equipamentos eletrônicos, entre eles, computadores, celulares e baterias descartados, que contaminam o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública, pois causam muitas doenças graves e a grande maioria também é cancerígeno. A tabela a seguir apresenta alguns destes elementos. A distribuição do cátion trivalente do elemento químico situado na Família 13 e no quarto período é

Soluções para a tarefa

Respondido por Nataliaalvesdesouza
39
Olá :) 

Essa questão envolve diversos conceitos para que seja respondida corretamente: 

Grupos ou famílias na tabela periódica são as colunas verticais da tabela, que possuem a numeração que vai do número 1 até o número 18. 
Os períodos são as colunas horizontais da tabela, e vão do primeiro até o sétimo período. 
Com essas duas informações, sabemos que o elemento citado até então é o Gálio. 

Cátions são íons positivos, ou seja, eles perdem elétrons da sua camada de valência. Se temos um cátion trivalente, temos um átomo que perdeu 3 elétrons da sua camada de valência. 

Temos, então, Ga^{+3}

Para fazer a distribuição eletronica, precisamos saber a quantidade de elétrons que o átomo tem. Isso pode ser visto na tabela periódica a partir do número atomico, que é o número de prótons e também é igual ao número de elétrons. 

Nesse caso, o Gálio possui como número atomico 31. Porém, ele perdeu 3 elétrons, então possui 28 elétrons. 

Usaremos então o diagrama de Linus Pauling para fazer a distribuição eletrônica. 
1s^{2} 2s^{2} 2p^{6} 3s^{2} 3p^{6} 4s^{2} 3d^{10}

Somando, temos 2+2+6+2+6+2+10 = 28, que é o numero de elétrons. 
Perguntas interessantes