História, perguntado por RO6RIGO15151515, 11 meses atrás

(G1 - ifsc 2016) No ano de 1916 terminava uma das mais sangrentas guerras ocorridas em Santa Catarina, a Guerra do Contestado. É considerada um movimento social por vários historiadores, como ressalta o professor Paulo Pinheiro Machado: “Crescia no campo a concentração de gente pobre e sem lar, inclusive posseiros e colonos expulsos de suas casas para a construção de uma estrada de ferro. A crise alimentava a forte religiosidade popular, criando comunidades autônomas, cuja mera existência desafiava o coronelismo vigente.” . MACHADO. Paulo Pinheiro. Tragédia Anunciada.
a)Apesar de ser um fato pouco divulgado, a Igreja Católica estava diretamente ligada aos sertanejos do Contestado, cujo interesse era reforçar a luta e enfraquecer o Império brasileiro para a instituição da República.
b)O início da guerra se deu por invasão militar do Paraná com o intuito de reaver áreas perdidas. Desta forma, a maior parte dos combates foi entre militares paranaenses e catarinenses.
c)Um dos principais personagens da Guerra do Contestado foi o monge José Maria, frei católico que se infiltrou entre os sertanejos e que os convenceu a se renderem aos militares.
d)Uma das principais causas para o início da Guerra do Contestado foi a estrada de ferro que, com sua construção, desalojaria moradores da região.
e) O enfrentamento contra os sertanejos foi severo por causa das construções de comunidades autônomas comunistas. Seus líderes pregavam os ideais de Marx contra o capitalismo vigente no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por Klebinho1234
1

Resposta:

letra d

Explicação:

confia

Respondido por eduardospagnolo
0

Sobre a guerra em Santa Catarina, chamada de "Guerra do Contestado", podemos afirmar que uma das principais causas é a estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul, desabrigando diversos moradores da região. Portanto, a alternativa correta sobre a Guerra do Contestado é a letra:

  • d)Uma das principais causas para o início da Guerra do Contestado foi a estrada de ferro que, com sua construção, desalojaria moradores da região.

Guerra do Contestado

A guerra do contestado foi um movimento messiânico que foi seguido por diversos camponeses liderados pelo líder religioso José Maria, e objetivavam o escape da miséria que o Estado os mantinha.

O movimento messiânico não era aceito pelas elites econômicas principalmente pelas empresas madeireiras que julgavam o grupo como um inimigo dos interesses capitalistas em questão.

Em decorrência dos interesses capitalistas na área onde o movimento do Contestado se encontrava, o movimento sofreu uma violenta repressão pelas forças policiais e jagunços, que realizaram o extermínio do movimento.

Saiba mais sobre "Guerra do Contestado" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5058095

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes