(G1 - ifpe 2019) “Há uns dez anos, um aluno, cujo nome infelizmente não recordo, apareceu na escola com algumas peças de seu artesanato. Trabalhando com madeira, pregos e linhas de várias cores, ele compunha paisagens, figuras humanas e motivos geométricos. Foi a primeira vez que vi esse tipo de artesanato. Depois disso, vi muitos outros trabalhos na mesma linha (sem trocadilho!). Certo dia, folheando um livro, vi o desenho de um decágono regular e suas diagonais:”
Observe que, no decágono que ilustra o texto acima, o aluno citado usou vários pedaços de linha para compor os lados e as diagonais do polígono. Cada lado e cada diagonal foi construído com, exatamente, um pedaço de linha. A quantidade de pedaços de linha usados para formar as diagonais do decágono é:
a) 50
b) 70
c) 25
d) 40
e) 35
Soluções para a tarefa
Para resolver o exercício é preciso calcular quantas diagonais o decágono possui. Sabemos que o decágono é um polígono de 10 lados. Em um polígono de n lados, a quantidade de diagonais que ele possui é dada por:
Para n = 10 temos:
Gastaremos 35 pedaços de linha.
Foram utilizados 35 pedaços de linha para formar as diagonais desse decágono, assim como está escrito na letra E.
Diagonal
Para resolvermos essa questão, precisamos saber como é a fórmula da diagonal de um polígono:
Onde temos que D é o número de diagonais e n é o número de lados desse polígono.
Perceba que diminuímos o n por 3, com o objetivo de eliminarmos as diagonais que podem ser repetidas, por exemplo a diagonal do ponto A ao ponto C é a mesma que a do ponto C ao ponto A.
Agora que sabemos disso, vamos substituir pelos números que já conhecemos.
Um decágono possui dez lados, então esse número substituindo o n.
D = 35
Assim, temos que que esse decágono possui 35 diagonais.
Sabendo que cada diagonal foi representado por uma linha, então temos que a quantidade de pedaços de linha que foi utilizada para formar as diagonais foi 35, assim como está na letra E.
Para mais questões com diagonais de polígonos:
https://brainly.com.br/tarefa/14960355