Biologia, perguntado por brunathe7576, 1 ano atrás

(Fuvest-SP) Os protozoários de água doce, em geral, possuem vacúolos pulsáteis, que constantemente se enchem de água e se esvaziam, eliminando água para o meio externo Já os protozoários de água salgada raramente apresentam essas estruturas. Explique: a) a razão da diferença entre protozoários de água doce e de água salgada, quanto à ocorrência dos vacúolos pulsáteis. b) o que deve ocorrer com um protozoário de água salgada, desprovido de vacúolo pulsátil, ao ser transferido para água destilada.

Soluções para a tarefa

Respondido por uggggggg
105
A) Os protozoários de água doce possuem vacúolos pois a água que esta no meio menos concentrado entram em suas membranas por osmose, ao menos concentrado, assim para realizar a expulsão dela utilizam os vacúolos. Já na água salgado o meio mais concentrado é o externo assim o protozoário não necessitada de um vacúolo pois não há excesso de água em seu interior.

B) ele sofreria lise, pois a água passaria do meio menos concentrado para o mais e não tento vacúolo para expulsar o excesso sua membrana se romperia.
Respondido por marigiorgiani
53

Resposta da A)

Uma forma que os protozoários têm de evitar que isso ocorra é por meio do vacúolo pulsátil, que fica constantemente pulsando para eliminar água para o meio.

Esse excesso de água que entra nas células do protozoário se dá pelo fato do ser vivo estar em um meio hipotônico, ou seja, a concentração de soluto dentro da célula é maior que a concentração de soluto na água doce. Dessa forma, ele tendo a receber mais água por osmose.

Na água salgada, o que ocorre é o oposto. O protozoário encontra-se em meio hipertônico, ou seja, na água salgada há mais soluto do que dentro do organismo. Assim, ele vai perder água por osmose.

Resposta da B)

Esse protozoário, ao ser transferido para água destilada, vai começar a "absorver" muita água por osmose, pois claramente estará em um ambiente hipotônico.

Dessa forma, como não possuem vacúolo pulsátil para eliminar o excesso, as células vão inchar até que ocorra o rompimento (plasmoptise). Vale lembrar que as células vegetais têm uma proteção contra esse dano, que é a parede celular celulósica, que impede o rompimento.

Continue estudando em brainly.com.br/tarefa/18211648

Anexos:
Perguntas interessantes