Fuvest-SP) Os bacteriófagos são constituídos por uma molécula de DNA envolta em uma cápsula de proteína. Existem diversas espécies, que diferem entre si quanto ao DNA e às proteínas constituintes da cápsula. Os cientistas conseguem construir partículas virais ativas com DNA de uma espécie e cápsula da outra. Em um experimento, foi produzido um vírus contendo DNA do bacteriófago T2 e cápsula do bacteriófago T4. Pode se prever que a descendência desse vírus terá
A) cápsula de T4 e DNA de T2
B) cápsula de T2 e DNA de T4
C) cápsula e DNA, ambos de T2
D cápsula e DNA, ambos de T4
E) mistura de cápsula e DNA de T2 e de T4
Soluções para a tarefa
Respondido por
171
letra C) Porque Na geração produzida pelo cientista teremos DNA do T2 e Cápsula do T4Como para as próximas gerações o que é trasmitido por hereditariedade é somente uma cópia do DNA, nessas gerações não se encontraram cápsulas do T4.
mylenasmartin:
Obrigada, anjo
Respondido por
164
A alternativa correta é letra C.
Ola! O vírus para adentrar a célula utiliza o capsídeo de T4, que é a estrutura externa responsável peo reconhecimento, ancoragem e fusão com a célula alvo, porém o material genético introduzido será exclusivamente de T2.
Sendo assim, todos os vírus produzidos a partir dessa invasão terão todo o material genético e sua constituição igual a um vírus T2, já que o material genético que coordena a produção de proteínas estruturais do vírus.
Logo, tanto cápsula quanto DNA serão iguais a um T2.
Perguntas interessantes