FUVEST/SP) O conjunto esquematizado contém inicialmente os reagentes A e B separados. Utilizando dois conjuntos desse tipo, são realizados os experimentos 1 e 2, misturando-se A e B, conforme descrito a seguir: Experimento 1: Reagente A: solução aquosa de nitrato de prata. Reagente B: pó de cloreto de sódio. Produtos: cloreto de prata sólido e solução aquosa de nitrato de sódio. Experimento 2: Reagente A: solução aquosa de cloreto de hidrogênio. Reagente B: pó de carbonato de sódio. Produtos: água líquida, gás carbônico e solução aquosa de cloreto de sódio. Designando por I a massa inicial de cada conjunto (antes da mistura) e por F1 e F2 suas massas finais (após misturar) tem-se: a) Experimento 1: F1 = I; experimento 2: F2 = I b) Experimento 1: F1 = I; experimento 2: F2 > I c) Experimento 1: F1 = I; experimento 2: F2 I; experimento 2: F2 > I e) Experimento 1: F1 < I; experimento 2: F2 < I
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá!
Será alternativa “c”. Pois como o béquer é um sistema aberto, o gás carbônico formado no experimento 2 abandona o sistema, de modo que nesse experimento a massa final é menor que a massa inicial.
Tenha um ótimo estudo!
Explicação:
Experimento 1: F1 = I; Experimento 2: F2 < I (Alternativa C).
Segundo a Lei de Conservação de Massas de Lavoisier, a massa do reagentes é sempre igual a massa dos produtos no final de uma reação.
No primeiro experimento, temos a seguinte reação química:
AgNO₃ + NaCl = AgCl + NaNO₃
No segundo experimento, temos a seguinte reação química:
2 HCl + Na₂CO₃ = 2 NaCl + CO₂ + H₂O
Vemos que no primeiro experimento, todos os produtos formados são sólidos ou líquidos, assim, a massa inicial do sistema deve ser a mesma observada no final (I = F₁).
Já no segundo experimento, devemos observar uma massa menor ao final, uma vez que o recipiente usado na reação é aberto e um dos produtos é uma gás, logo, I > F₂.
Para saber mais:
brainly.com.br/tarefa/27152017
Espero ter ajudado!