Física, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

(Fuvest-SP) João está parado em um posto de gasolina quando vê o carro de seu amigo, passando por um ponto P, na estrada, a 60 km/h. Pretendendo alcançá-lo, João parte com seu carro e passa pelo mesmo ponto P, depois de 4 minutos, já a 80 km/h. Considere que ambos dirigem com velocidades constantes. Medindo o tempo, a partir de sua passagem pelo ponto P, João deverá alcançar seu amigo, aproximadamente em:


a)4 minutos
b)10 minutos
c)12 minutos
d)15 minutos
e)20 minutos

Soluções para a tarefa

Respondido por oMentor
185

Dados:

Flávio: V = 60 km/h

t = 4 minutos = 240 s

Sabemos que uma hora tem 60 minutos. Para transformar 4 minutos em horas, basta dividir ele por 60:

4/60 h

Nelson: V = 80 km/h

Primeiro, temos que saber a distância que os carros se distanciaram nesses 4 minutos de movimento apenas do Flávio. Como o Flávio estava a 60 km/h e percorreu com essa velocidade por 4 minutos, basta jogar na fórmula e descobrir:

ΔS = V×t

ΔS = 60×4/60

ΔS = 4 km

Sabemos que a distância entre eles é de 4 km, a partir dessa distância o Nelson entrou em movimento para tentar alcançar o Flávio. Nelson iniciou o movimento a uma velocidade média de 80 km/h e Flávio está a uma velicidade média de 60 km/h, a diferença entre as suas velocidades (80 km/h - 60 km/h = 20 km/h) é que o Nelson está a 20 km/h mais rápido que o Flávio, essa diferença será essencial para descobrir o tempo que ele levará para alcançar o Flávio. Calculamos que a distância entre eles é de 4 km (ΔS = 4 km) e que a velocidade de Nelson é 20 km/h mais rápido que a velocidade de Flávio (V = 20 km/h). Sabemos duas das três incógnitas, basta jogar na fórmula e encontrar o tempo em que Nelson irá alcançar o Flávio:

ΔS = V×t

t = ΔS/V

t = 4/20

t = 0,2 horas ou 12 minutos

Alternativa C

Bons estudos!

Perguntas interessantes