(FUVEST – SP)
Esaú e Jacó
Ora, aí está justamente a epígrafe do livro, se eu lhe quisesse pôr alguma, e não me ocorresse outra. Não é somente um meio de completar as pessoas da narração com as ideias que deixarem, mas ainda um par de lunetas para que o leitor do livro penetre o que for menos claro ou totalmente escuro.
Por outro lado, há proveito em irem as pessoas da minha história colaborando nela, ajudando o autor, por uma lei de solidariedade, espécie de troca de serviços, entre o enxadrista e os seus trebelhos(*).
Se aceitas a comparação, distinguirás o rei e a dama, o bispo e o cavalo, sem que o cavalo possa fazer de torre, nem a torre de peão. Há ainda a diferença da cor, branca e preta, mas esta não tira o poder da marcha de cada peça, e afinal umas e outras podem ganhar a partida, e assim vai o mundo.
(Machado de Assis)
(*) peças do jogo de xadrez.
A intervenção direta do narrador no texto cumpre a função de
Soluções para a tarefa
Letra A.
Porque, ao longo do texto, é possível perceber que o narrador convoca o leitor para pensar mais a respeito dos argumentos que são expostos.
Nessa direção, percebe-se que o narrador tenta atrair a atenção do leitor para evidenciar o sentido da mensagem que é passada.
Veja no texto:
No segundo parágrafo, podemos notar que o narrador usa os verbo aceitarás e distinguirás (...), sendo que tais ações (referenciadas pelo uso dos verbos) deve ser tomada pelo leitor da referida obra.
Segue o restante da pergunta.
(...)
A) o leitor como peça fundamental na construção dos sentidos.
B) a luneta como objeto que permite ler melhor.
C) o autor como único criador de significados.
D) o caráter de entretenimento da literatura.
E) a solidariedade de outros autores.
Acredite em seu potencial!
Resposta:
A
Explicação:
O narrador machadiano dialoga constantemente com o leitor, fazendo com que esse também participe da construção de sentidos apresentados no texto. Tal fato pode ser evidenciado no trecho “Se aceitas a comparação, distinguirá o rei e a dama, o bispo e o cavalo (…)”, conduzindo as ideias e considerações do narrador ao leitor.