História, perguntado por annacaragao6503, 1 ano atrás

(Fuvest-SP) Em 1937, o pintor Pablo Picasso retratou, em um famoso quadro, o massacre daaldeia de Guernica.a) O que estava ocorrendo na Espanha, naquele momento?b) Qual a condição imposta pelo pintor para a exposição de sua obra na Espanha?

Soluções para a tarefa

Respondido por JadsonAlves11
2
6
O quadro não é muito conhecido, porque a propaganda midiática se tem encarregado de esconder o apoio do genial pintor espanhol à Coreia do Norte (como qualquer coisa relacionada ao país comunista). Outra razão do silêncio sobre esta obra é a conhecida denúncia do fascismo por parte de Picasso e o caráter antifascista de suas obras, graças a que o "Massacre na Coreia" apresentava uma clara identificação da política dos EUA com os movimentos supostamente derrotados na Segunda Guerra Mundial.


O rio representado no quadro é a fronteira que separa as duas Coreias, e entre os dois lados há um contraste evidente.  Em um lado, os civis nús, redondos, curvos; no outro, os militares retilíneos, angulosos, destrutivos. Se trata de uma acusação de Pablo Picasso aos Estados Unidos, que levaram a cabo bombardeios constantes na Coreia do Norte contra a população civil e contra sua infraestrutura, destruindo praticamente tudo no país.


Perguntas interessantes