(Fuvest-Sp) As mariposas da espécie Diataea saccharalis colocam seus ovos na parte inferior de folhas de cana-de-açúcar.
Esses ovos desenvolvem-se em larvas que penetram no caule e se alimentam do parênquima ali presente. As galerias feitas por essas larvas servem de porta de entrada para fungos da espécie Colleotrichum falcatum. Esses fungos alimentam-se da sacarose armazenada no caule. As usinas de açúcar e álcool combatem as mariposas, liberando pequenas vespas(Cofesia flavipes), cujos ovos são depositados sobre as larvas das mariposas. Quando os ovos eclodem, as larvas da vespa passam a se alimentar das larvas da mariposa.
a) Com base nas informações contidas no texto, indique os organismos que ocupam os seguintes níveis tróficos: produtor, consumidor primário, consumidor e secundário.
b)Dentre as interações descritas nesse texto, indique uma que você classificaria como parasitismo, justificando sua resposta.
Soluções para a tarefa
A cana é vegetal, ou seja, autotrófica (produtora). As larvas da mariposa se alimentam diretamente da cana, assim como os fungos. As mariposas, se alimentando do parênquima da cana e os fungos, da sacarose do caule. Ou seja, ambos mariposa e fungo se alimentam diretamente do produtor, sendo consumidores primários.
Já as larvas das vespas parasitam as larvas das mariposas... seguindo a ordem trófica, então, as vespas são consumidores primários.
Parasitismo :
Podemos dizer que a vespa parasita a mariposa, porque suas larvas vivem dentro das larvas da mariposa, se alimentando delas e se desenvolvendo. Fato reforçado porque as usinas de cana até liberam essas vespas para justamente combater as mariposas, parasitando-as, o que mostra como essa relação é favorável às vespas e prejudicial às mariposas (relação desarmônica).
a) A cadeia alimentar é uma sequência de organismos em que um acaba sendo alimento de outro, estabelecendo relações de transferência de matéria e energia. Sendo assim, existem produtores e consumidores em diferentes níveis tróficos.
No exemplo dado, a cana-de-açúcar é o produtor enquanto que as larvas de Diatraea saccharalis são o consumidor primário e as vespas são o consumidor secundário.
Cana-de-açúcar (produtor) => Larvas (consumidor primário) => Vespas (consumidor secundário).
Logo, percebemos que o produtor é um organismo autotrófico, ou seja, produz seu próprio alimento enquanto os consumidores são heterotróficos porque precisam se alimentar de outros organismos.
b) A relação de parasitismo é caracterizada por uma interação entre dois organismos onde um deles se beneficia ao hospedar o corpo de outro que é prejudicado. Nesse caso, a vespa parasita as larvas de Diatraea saccharalis uma vez que elas habitam e se alimentam das larvas da mariposa, causando danos severos à elas.
A cana-de-açúcar é uma cultura agrícola importante para o agronegócio brasileiro e inimigos naturais (como as vespas do exemplo) capazes de controlar pragas importantes que causam grandes prejuízos como é a Diatraea saccharalis é uma importantíssima alternativa ao uso de pesticidas, contribuindo para a sustentabilidade da nossa agricultura.
Leia mais sobre o assunto: https://brainly.com.br/tarefa/4425659
Espero ter ajudado!