Fuvest-SP) -As figuras ilustram duas pilhas ideais associadas em série (primeiro arranjo) e em paralelo (segundo arranjo). Supondo que as pilhas sejam idênticas, assinale a alternativa correta: -- a) Ambos os arranjos fornecem a mesma tensão -- b) O primeiro arranjo fornece uma tensão maior que o segundo --- c) Se ligarmos um voltímetro aos terminais do segundo arranjo, ele indicará uma diferença de potencial nula ---d) Ambos os arranjos, quando ligados a um mesmo resistor, fornecem a mesma corrente --- e) Se ligarmos um voltímetro nos terminais do primeiro arranjo, ele indicará uma diferença de potencial nula ESCOLHA ALTERNATIVA QUE VC ACHA CORRETA:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C)
Explicação:
A) Falsa
B) Correta
C) Falsa
D) Falsa
E) Falsa
Resposta:
RESPOSTA CORRETA É A LETRA C) F,V,F,F,F
Explicação:
a) FALSO – Na associação em série, somam-se as tensões produzidas por pilha, enquanto na associação em paralelo o potencial elétrico é o mesmo de uma única pilha.
b) VERDADEIRO – Na associação em série, as tensões individuais são somadas. Logo, temos a tensão equivalente ao dobro de uma única pilha.
c) FALSO – Ao ligarmos um voltímetro nos terminais do segundo arranjo, será medida a diferença de potencial da associação das pilhas em paralelo. Como elas são idênticas, esse valor será igual à força eletromotriz de uma única pilha.
d) FALSO – O primeiro arranjo fornece duas vezes mais tensão elétrica que o segundo. Nesse caso e de acordo com a 1ª Lei de Ohm, a corrente elétrica formada sobre o mesmo resistor será duas vezes maior quando ligado a essa associação.
e) FALSO – Nessa associação, a diferença de potencial medida por um voltímetro é equivalente ao potencial de duas pilhas, pois elas estão associadas em série.