(Fuvest-SP - Adaptada) Nos últimos anos, apoiada em técnicas mais avançadas, a arqueologia tem fornecido pistas e indícios sobre a história dos primeiros habitantes do território brasileiro antes da chegada dos europeus. Sobre esse período da história, é possível afirmar que:
A) as práticas agrícolas, até a chegada dos europeus, eram desconhecidas por todas as populações nativas que, conforme os vestígios encontrados, sobreviviam apenas da coleta, caça e pesca.
B) os vestígios mais antigos de grupos humanos foram encontrados na região do Piauí e as dataçôes sobre suas origens são bastante controvertidas, variando entre 12mil e 40 mil anos.
C) os restos de sepulturas e pinturas encontrados em cavernas de várias regiões do país indicam que os costumes e hábitos desses primeiros habitantes eram idênticos aos dos atuais indígenas nas reservas.
D) os sambaquis, vestígios datados de 20 mil anos, comprovam o desconhecimento da cerâmica entre os indígenas da região, técnica desenvolvida apenas entre povos andinos, maias e astecas.
E) os sítios arqueológicos da ilha de Marajó são provas da existência de importantes culturas urbanas com sociedades estratificadas que mantinham relações comerciais com povos das Antilhas e América Central.
Soluções para a tarefa
"os vestígios mais antigos de grupos humanos foram encontrados na região do Piauí..." ( Alternativa B)
Durante a Pré-História, período marcado pela evolução dos primeiros hominídeos até as construções de ferramentas, muitos vestígios arqueológicos ( objetos ou quaisquer materiais que permitam os reconhecimento sobre civilizações ou animais antigos.) foram deixados. Atualmente esses vestígios podem ser encontrados em Sítios Arqueológicos.
- Analisaremos a seguir cada item:
A) FALSA.
A Pré-histótia perdurou por longos anos ( 3 milhões de anos AP a 6500 anos AP) e para compreende-la de melhor forma foi divididas em períodos de acordo com a evolução humana. Durante a período Neolítico, ou conhecido como Período da Pedra Polida ( último período da pré-história) ocorreu o desenvolvimento o agricultura.
B) VERDADEIRO.
Foi na Serra de Capivara, em Piauí que acharam o vestígio mais antigo, um resto de fogueira. Esse objeto de grande valor cultural (um tesouro arqueológico) pode ser encontrado no Sitio Arqueológico da Pedra Furada.
C) FALSA.
Esses tipos de vestígios arqueológicos não indicavam nem mesmo os costumes e hábitos dos indígenas antigos, pois a Pré-História brasileira é nomeado pelos especialistas como História pré-cabralina do Brasil. Nossa divisão de história não segue nem mesmo a ordem clássica, Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. Dessa forma, os restos de sepulturas ou pinturas rupestres não indicam os mesmos costumes dos indígenas atuais.
D) FALSA.
Os índios aborígenes já dotavam dessa técnica muito antes dos portugueses pisarem em solo brasileiro. As primeiras cerâmicas que se tem conhecimento são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural. Essa firmação de cultua e a evolução ficou com a maioria dos índios brasileiros.
E) FALSA.
Os registros do Sítios Arqueológico de Marajó confirma que os povos existentes naquela região desenvolveu uma estratificação social e comportou uma população de tamanho, razoavelmente, grande para aquela época. Mas, as relações comercias dependiam do fluxo do rio Amazonas, e existem apenas vestígios de contato com a população do Pará, Amapá e Guianas.
Para mais informações acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/4664036
Resposta:
Letra B)os vestígios mais antigos de grupos humanos foram encontrados na região do Piauí e as dataçôes sobre suas origens são bastante controvertidas, variando entre 12mil e 40 mil anos.
Espero ter ajudado ; )
Obs: Letra B