(Fuvest-SP – Adaptada) Leia o texto: A União Europeia (UE), composta por mais de 20 países, apresenta um sistema político historicamente único, que vem evoluindo há mais de 50 anos. FONTAINE, Pascal. 2007. Adaptado. a) Cite duas nações, membros da UE, que não aderiram à moeda única, o Euro. Explique o porquê dessa não adesão. b) Outros países europeus estão reivindicando sua entrada para a UE. Cite um desses países e explique um motivo para tal reivindicação. c) Cite uma exigência para um país ser aceito no bloco da UE. Explique.
Soluções para a tarefa
a) Dinamarca e Suécia. Esses países tinham receio de perder a soberania e controle monetário interno. Além disso, alguns setores da economia poderiam ser prejudicadas com o alinhamento das moedas nacionais ao valor do Euro.
b) A Turquia luta pela participação do Bloco Econômico há bastante tempo. O principal interesse está no investimento que receberia bem como o estabelecimento de novas medidas econômicas com as nações parceiras. O principal entrave, contudo, é o seu modelo de governo, que não configura uma democracia genuinamente, como prerrogativa para fazer parte da União Europeia.
c) Algumas formalizações exigidas pela ONU são 1. Ser um Estado de Direito plenamente democrático. 2. Manter uma política monetária cambial e financeira austera. 3. Estabelecer uma política ambiental 4. Estabelecer políticas migratórias.
Resposta:
a) Entre os países-membros da União Europeia que não aderiram à moeda única, podemos citar a Suécia e a Dinamarca. A Suécia não aderiu ao euro, pois o país não apresenta as condições econômicas necessárias para adotar o euro. Entre estas, destaca-se a imposição de baixos gastos públicos, situação que ainda não foi alcançada pelo governo sueco. Já no caso da Dinamarca o motivo para a não adesão ao euro está no fato de sua moeda, a coroa dinamarquesa, ser desvalorizada em relação ao euro, o que facilita as exportações para outras nações do bloco.
b) Entre os países que estão reivindicando sua entrada para a UE, o caso mais emblemático é o da Turquia. País de população predominantemente muçulmana e com mais de 70 milhões de habitantes, seu governo laico acredita que com a entrada para a comunidade europeia aumentariam significativamente os investimentos estrangeiros no país, promovendo importante crescimento econômico.
c) Existem várias exigências para ser aceito na União Europeia, entre elas: o respeito aos direitos humanos, a preservação dos valores democráticos, o controle do déficit público e da dívida externa e o combate à corrupção e ao crime organizado. Todas essas exigências visam, basicamente, garantir a estabilidade e a unidade do bloco.
Explicação: