(Fuvest-SP – Adaptada) É possível observar a imagem de
uma índia morta no quadro acima, pintado por um artista
romântico brasileiro em meados do século XIX. Refletindo
sobre a dimensão da arte predominante na obra, assinale
a alternativa abaixo que melhor a definiria, levando-se em
consideração o contexto de produção da obra. JUSTIFIQUE
a) Denúncia política das guerras entre as populações
indígenas brasileiras (dimensão política).
b) Registro histórico em um contexto de construção da
nacionalidade brasileira (dimensão histórica).
c) Crítica republicana à versão da história do Brasil
difundida pela monarquia (dimensão pedagógica).
d) Defesa da evangelização dos índios realizada pelas
ordens religiosas no Brasil (dimensão ritualística).
e) Concepção de inferioridade civilizacional dos nati-
vos brasileiros em relação aos indígenas da América
espanhola (dimensão estética).
Soluções para a tarefa
A pintura se chama “Moema”, quadro de Victor Meirelles pintado no século XIX, inspirado no poema “Caramuru”, do Frei Santa Rita Durão. No poema, Caramuru era nome dado pelos indígenas a Diogo Álvares Correia, um náufrago português que viveu entre os índios e facilitou a relação dos mesmos com os europeus. O quadro retrata a morte de Moema, índia apaixonada por Caramuru que morre afogada ao tentar alcançar o barco no qual Caramuru retornava para Portugal, ilustrando através de uma metáfora a dependência do Brasil de Portugal. A imagem foi pintada no século XIX, quando temas da cultura nacional como o indianismo eram recorrentes nas artes como forma de reafirmação nacional.
Resposta:
A resposta correta é a: A
Explicação: Podemos ver que as outras alternativas não tem nenhum contexto ligado a pintura.