História, perguntado por LucasPasso6851, 8 meses atrás

(FUVEST-SP-adaptada) A política externa dos Estados Unidos em relação à América Latina, na segunda metade do século XX, pautou-se A na defesa constante da democracia no continente, inclusive no período das ditaduras militares no Cone Sul. B em tratados de comércio nos quais os participantes recebem tratamento simétrico em nome dos princípios do pan-americanismo. C no modelo criado pela Política de Boa Vizinhança (PBV), em particular nos momentos de rejeição às intervenções armadas. D no papel decisivo dos EUA nas diretrizes da Organização dos Estados Americanos (OEA), em especial no tocante a Cuba. E na escolha da América Latina, como principal alvo político e como mercado de investimentos, escalonada depois da Europa e Asia.

Soluções para a tarefa

Respondido por Nezuko278
11

Resposta:

Letra D- pelo papel decisivo dos EUA nas diretrizes da Organização dos Estados Americanos (OEA), em especial no tocante a Cuba.

Explicação:

" A segunda metade do século XX foi marcada pela "guerra fria", quando a política imperialista dos EUA procurou exercer grande influência sobre a América Latina, atraindo aos países da região para sua política externa, desde a criação da OEA em 1948 e principalmente após a vitória da Revolução Cubana.

Comandando a OEA, os Estados Unidos promoveram a expulsão de Cuba do organismo internacional e impeliram os demais Estados membros a promoveram o embargo econômico à Ilha. " (peguei no historianet, tem varias outras questoes da fuvest 2006 la)

Perguntas interessantes