Biologia, perguntado por GabrielMotta4574, 1 ano atrás

(Fuvest-SP) A hipótese mais aceita para explicar a origem da vida sobre a Terra propõe que os primeiros seres vivos eram heterótrofos.

a. Que condições teriam permitido que um heterótrofo sobrevivesse na Terra primitiva?
b. Que condições ambientais teriam favorecido o aparecimento posterior dos autótrofos?
c. Além das condições ambientais, qual o outro argumento para não se aceitar que o primeiro ser vivo tenha sido autótrofo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
206
Olá! Bom vamos lá! 

a)A existência de compostos orgânicos a disposição do heterótrofo e meios físico-químicos que permitissem a síntese, como uma atmosfera redutora, a presença de substâncias que contenham os "elementos da vida" como metano (CH4), gás hidrogênio (H2), amoníaco (NH3) e vapor d'água (H2O) e energia para as reações que produzissem tais compostos como raios elétricos e raios ultra-violeta. A existência de um meio aquoso como um oceano primitivo também seria muito importante para as reações químicas relacionadas a vida, pois a água é um meio de dissolução e transporte de substâncias. 

b)Energia luminosa favorece o aparecimento posterior.

c) Como o organismo autótrofo é mais complexo do que o heterótrofo, então a partir de um raciocínio lógico, é mais aceito que o organismo mais simples foi o 1º, podemos pensar assim a partir da teoria da evolução.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes