História, perguntado por kaynanaugustop72lkh, 11 meses atrás

. (FUVEST SP/2000) Criada pelo Ato Adicional de 1834, a Regência Una (1835- 1840) é considerada como uma experiência republicana do Império que usou elementos da Constituição dos EUA. Quais determinações do Ato Adicional tornaram possível tal experiência?

Soluções para a tarefa

Respondido por forBranyili
57

Resposta:

A Criação das Assembléias Legislativas nas províncias e a criação da Regência Una com eleição pelo voto censitário com mandato de 4 anos, assemelham-se ao federalismo e presidencialismo que constituíam a organização política dos Estados Unidos. Daí, se fala em experiência republicana no Brasil, durante o Período Regencial.

Explicação:

Respondido por nataliafransantos
5

As determinações do Ato Adicional de 1834 que tornaram possível uma experiência republicana foram:

  • Autonomia para as províncias;
  • Criação de assembleias legislativas provinciais que possuíam deputados cujo mandato era de dois anos;
  • A regência passou de trina para una, o que permitiu que uma única pessoa governasse o Brasil, semelhante a um presidente republicano. A eleição ocorreria através do voto direto.

O Ato Adicional de 1834

O Ato Adicional de 1834 foi uma espécie de emenda constitucional que alterou algumas das regras da constituição vigente do ano 1824. Através dessa reforma, houve a tentativa de corrigir o autoritarismo presente na constituição, o que havia sido imposto por D. Pedro I.

Como resultado, houve a descentralização do poder administrativo, o que possibilitou maior poder local. Em virtude disso, essa foi considerada uma experiência republicana no Brasil, que aguardava a maior idade do príncipe regente para que ele assumisse o trono.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre a criação do Ato Adicional de 1834 em:  https://brainly.com.br/tarefa/11656785

Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática, 8 meses atrás