História, perguntado por teacherzinha, 10 meses atrás

(FUVEST) Sobre as invasões dos "bárbaros" na Europa Ocidental, ocorridas entre os séculos III e IX, é correto afirmar que:
a) foi uma ocupação militar violenta que, causando destruição e barbárie, acarretou a ruína das instituições romanas.
b) se, por um lado, causaram destruição e morte, por outro contribuíram, decisivamente, para o nascimento de uma nova civilização, a da Europa Cristã.
c) apesar dos estragos causados, a Europa conseguiu, afinal, conter os bárbaros, derrotando-os militarmente e, sem solução de continuidade, absorveu e integrou os seus remanescentes.
d) se não fossem elas, o Império Romano não teria desaparecido, pois, superada a crise do século III, passou a dispor de uma estrutura sócio-econômica dinâmica e de uma constituição política centralizada.
e) os Godos foram os povos menos importantes, pois quase não deixaram marcas de sua presença.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliagoulartalb
147

Resposta:

b) se, por um lado, causaram destruição e morte, por outro contribuíram, decisivamente, para o nascimento de uma nova civilização, a da Europa Cristã.

Explicação:

Respondido por EduardoPLopes
63

É correta a alternativa B, tendo sido as "invasões dos bárbaros" responsáveis pelo rápido processo de dissolução do Império Romano, que já se encontrava em crise desde o final do Século II, e pela organização, ao menos em parte, das novas bases políticas, econômicas e sociais europeias dali em diante.

O elemento mais facilmente perceptível disto é a adaptação do Comitatus germânico (ou seja, dos povos "bárbaros") para o modelo feudal, sendo transferido de um modelo de relação entre chefes tribais pagãos para um modelo cristianizado de relação entre Nobres, que, assim como no Comitatus, eram líderes guerreiros e juravam lealdade e fidelidade uns aos outros.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/35032398

Anexos:
Perguntas interessantes