(FUVEST) Qual das seguintes situações pode levar o organismo de uma criança a tornar-se imune a um determinado agente patogênico por muitos anos, até mesmo pelo resto de sua vida?
Assinale a alternativa correta.
Passagem de anticorpos contra o agente, da mãe para o feto, durante a gestação.
Inoculação, no organismo da criança, de moléculas orgânicas constituintes do agente.
Passagem de anticorpos contra o agente, da mãe para a criança, durante a amamentação.
Inoculação, no organismo da criança, de soro sanguíneo obtido de um animal imunizado contra o agente.
Inoculação, no organismo da criança, de anticorpos específicos contra o agente.
Soluções para a tarefa
Olá! Vamos julgar os itens a seguir :
Passagem de anticorpos contra o agente, da mãe para o feto, durante a gestação. - Incorreta, esse fator apenas propicia os anticorpos já prontos para o feto, não estimulando sua produção endígena.
Inoculação, no organismo da criança, de moléculas orgânicas constituintes do agente. - Correta, através da inoculação de de moléculas orgânicas constituintes do agente patógeno , o sistema imune será obrigado a começar a desenvolver defesas contra aqueles antígenos, o que produz também células de defesa de memória, que facilitam a produção de anticorpos caso haja um segundo contato com o patógeno.
Passagem de anticorpos contra o agente, da mãe para a criança, durante a amamentação. - Incorreta pelo mesmo motivo da alternativa A.
Inoculação, no organismo da criança, de soro sanguíneo obtido de um animal imunizado contra o agente. - Incorreta, novamente os anticorpos já prontos estao sendo fornecidos a pessoa, não estimulando seu sistema imune.
Inoculação, no organismo da criança, de anticorpos específicos contra o agente. - Incorreta, mesma justificativa das outras alternativas.
Portanto,podemos dizer que a segunda afirmação é a correta.
Resposta:
Inoculação, no organismo da criança, de moléculas orgânicas constituintes do agente.
Explicação: