(Fuvest) Os movimentos fundamentalistas, que tudo querem subordinar à lei islâmica (Sharia), são hoje muito ativos em vários países da África, do Oriente Médio e da Ásia. Eles tiveram a sua origem histórica: *
A( ) no desenvolvimento do Islamismo, durante a Antigüidade, na Península Arábica;
B( ) na expansão da civilização árabe, durante a Idade Média, tanto a Ocidente quanto a Oriente;
C( ) na ocupação do mundo árabe pelos europeus, entre a segunda metade do século XIX e a primeira do século XX.
D( ) no estabelecimento do Império Turco-Otomano, com base em Istambul, durante a Idade Moderna;
E( ) na derrocada do Socialismo, depois do fim da União Soviética, no início dos anos noventa;
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B. O ideal de expansão do povo árabe esteve relacionado ao desenvolvimento da chamada “guerra santa” contra os infiéis. No caso dos fundamentalistas, o ideal da “guerra santa” foi reinterpretado e adequado para a organização de ações terroristas que iam contra as nações ocidentais, principalmente os Estados Unidos, visto com responsável pela degradação de seus costumes e o aviltamento de sua autonomia política e religiosa.
É correta a alternativa C, já que muitos dos movimentos fundamentalistas islâmicos surgiram como movimentos separatistas ou pela independência política de regiões que estavam sob o domínio estrangeiro, como a Al Qaeda no Afeganistão e o Hamas na Palestina.
Associavam as suas exigências políticas de autonomia local com as práticas tradicionais das versões fundamentalistas do Islã, conseguindo o apoio de grupos locais ao defender o retorno a uma versão "dura" dos Islã com a conquista da liberdade, tendo conquistado apoio de parte da população local em suas lutas políticas.