História, perguntado por luser3838, 8 meses atrás

(FUVEST) O sistema eleitoral adotado no Império brasileiro estabelecia o voto censitário. Essa afirmação significa que: a) o sufrágio era indireto no que se referia às eleições gerais. b) para ser eleitor era necessário possuir determinada renda anual. c) as eleições eram efetuadas em dois turnos sucessivos. d) o voto não era extensivo aos analfabetos e às mulheres. e) por ocasião das eleições, realizava-se o recenseamento geral da população.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
69

É correta a alternativa B, sendo o voto censitário todo o tipo de direito de voto que ocorre de acordo com direitos associados com critérios de renda, sendo, em geral, um tipo de eleição que restringe aos mais ricos de um dado país ou região o direito de eleger representantes.

No caso do Império do Brasil, o voto era limitado também por critérios de gênero (apenas os homens podiam votar) e indiretamente também por critérios de classe (já que era proibido o voto dos analfabetos, assim como dos escravizados). Também não era possível votar para todos os cargos, já que o Executivo e o Moderador eram "comandados" por um "representante" "eleito" por direito de nascimento, o próprio Imperador.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/7477161

Anexos:
Respondido por andredeggau
19

O voto censitário significava que apenas eleitores com certo poder financeiro podiam votar. Ou seja, a resposta correta é a letra B.

A alternativa D não está completamente errada: de fato, nem todos podiam votar. A alternativa não é a correta nesse caso porque isso não tem a ver com o voto ser censitário.

Os analfabetos não puderam votar a partir da Lei Saraiva de 1881, o que reduziu drasticamente o número de eleitores no Brasil. Essa medida só seria revertida na constituição de 1934, que também foi a primeira constituição brasileira a reconhecer o direito das mulheres ao voto.

Saiba mais sobre a Lei Saraiva: https://brainly.com.br/tarefa/38309747

Anexos:
Perguntas interessantes