FUVEST- Leia os períodos abaixo: I- ESTANDO EM BOA FASE, não fez grande partida. II-Não veio POR ESTAR MUITO OCUPADO. III-FEITAS AS RESSALVAS, encerramos a reunião. As orações em destaque apresentam, RESPECTIVAMENTE, as seguintes circunstâncias: A-Condição, consequência e finalidade. B-Concessão, explicação e proporcionalidade. C- Proporcionalidade, causa e concessão. D-Condição, consequência e tempo. E-Concessão, causa e tempo.
Soluções para a tarefa
I- ESTANDO EM BOA FASE, não fez grande partida- Concessão, expressa uma contradição. embora estivesse em boa fase, não fez grande partida (se está em boa fase, o normal seria fazer boa partida).
II-Não veio POR ESTAR MUITO OCUPADO- Causa, a causa dele não vir é por estar muito ocupado.
III-FEITAS AS RESSALVAS, encerramos a reunião - Tempo, a reunião foi encerrada depois que foram feitas as ressalvas.
Letra e
Estando em boa fase, não fez grande partida.
Não veio por estar muito ocupado.
Feitas as ressalvas, encerramos a reunião.
As orações em destaque apresentam, respectivamente, as seguintes circunstâncias:
a) condição, consequência, finalidade.
b) concessão, explicação, proporcionalidade.
c) proporcionalidade, causa, concessão.
d) condição, consequência, tempo.
e) concessão, causa, tempo.
Resposta:
e) concessão, causa, tempo.
Explicação:
As três orações destacadas centram-se em formas nominais (gerúndio, infinitivo e particípio, respectivamente), o que pode gerar certa dúvida.
Em I, o que se afirma na subordinada poderia interferir no que se diz na oração subordinante, mas não interfere (se está em boa fase, o normal, o esperado seria fazer boa partida): apesar da boa fase, fez uma partida ruim; trata-se, portanto, de uma concessão.
Em II, o fato de ele estar muito ocupado é a causa de não ter vindo.
Em III, a oração adverbial exprime uma circunstância de tempo: os trabalhos foram encerrados depois que foram feitas as ressalvas.