FUVEST) É correto afirmar que no poema dramático Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto:
Soluções para a tarefa
Primeiro irei complementar a questão com as alternativas que faltaram.
a) A sucessão de frustrações vividas por Severino faz dele um exemplo típico de herói moderno, cuja tragicidade se expressa na rejeição à cultura a que pertence.
b) A cena inicial e a final dialogam de modo a indicar que, no retorno à terra de origem, o retirante estará munido das convicções religiosas que adquiriu com o mestre Carpina.
c) O destino que as ciganas preveem para o recém-nascido é o mesmo que Severino já cumprira ao longo de sua vida, marcada pela seca, pela falta de trabalho e pela retirada.
d) O poeta buscou exprimir um aspecto da vida nordestina no estilo dos autos medievais, valendo-se da retórica e da moralidade religiosa que os caracterizam.
e) O “auto de natal” acaba por definir-se não exatamente num sentido religioso, mas enquanto reconhecimento da força afirmativa e renovadora que está na própria natureza.
Das alternativas apresentadas a correta é a “E”.
O “auto de natal” mencionado na alternativa faz referência ao subtítulo “Auto de Natal Pernambucano”, atrelado a obra “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto.
Que por sua vez faz referência à uma tradição medieval ibérica, onde o uso de “auto” era destinado a obras dramáticas, que os assuntos poderiam ter origem religiosa, profana, séria ou até mesmo cômica.
E conforme observado ao ler a obra, percebe-se que o tema tratado não é propriamente religioso e sim com foco no drama e no poder de renascimento encontrado na natureza.
O gabarito da questão se encontra na letra E. (O “auto de natal” acaba por definir-se não exatamente num sentido religioso, mas enquanto reconhecimento da força afirmativa e renovadora que está na própria natureza.).
Pois, o título do texto faz referência ao “auto” de reconhecimento da natureza semelhante a obra Morte e vida Severina.
Morte e Vida Severina:
O poema “Morte e Vida Severina” foi escrito pelo poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999), a obra e um “auto” de Natal com que aborda uma temática regionalista
No poema é contada a história de Severino, que deixa o sertão nordestino com destino ao litoral, em busca de melhores condições de vida. No meio de sua jornada Severino encontra outros nordestinos, que assim como ele, passam pelas dificuldades impostas pela vida no sertão.
Leia mais sobre Morte Vida Severina em: https://brainly.com.br/tarefa/38148666
#SPJ3