(Fuvest - adaptado) 0 presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta segunda-feira [30/5] que o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello foi apenas um “acidente” na história do Brasil. Sarney minimizou o episódio em que Collor, que atualmente é senador, teve seus direitos políticos cassados pelo Congresso Nacional. "Eu nõo posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a história. Mas acho que talvez esse episódio seja apenas um acidente que nõo devia ter acontecido no história do Brasil", disse o presidente do Senado. {Correio Braziliense, 30/05/2011). Sobre o “episódio” mencionado na notícia acima, pode- -se dizer acertadamente que foi um acontecimento >/a) de grande impacto na história recente do Brasil e teve efeitos negativos na trajetória política de Fernando Collor, o que fez com que seus atuais se empenhassem em desmerecer este episódio, tentando diminuir a importância que realmente teve. b) nebuloso e pouco estudado pelos historiadores, que, em sua maioria, trataram de censurá-lo, impedindo uma justa e equilibrada compreensão dos fatos que o envolvem. c) acidental, na medida em que o impeachment de Fernando Collor foi considerado ilegal pelo Supremo Tribunal Federal, o que, aliás, possibilitou seu posterior retorno à cena política nacional, agora como senador. d) menor na história política recente do Brasil, o que permite tomar a censura em torno dele, promovida oficialmente pelo Senado Federal, como um episódio ainda menos significativo. e) indesejado pela imensa maioria dos brasileiros, o que provocou uma onda de comoção popular e permitiu o retorno triunfal de Fernando Collor à cena política, sendo candidato conduzido por mais duas vezes ao segundo turno das eleições presidenciais.H12/ conforme tabelas das páginas 8 e 9. J
Soluções para a tarefa
A resposta é a letra A:
a) de grande impacto na história recente do Brasil e teve efeitos negativos na trajetória política de Fernando Collor, o que fez com que seus atuais se empenhassem em desmerecer este episódio, tentando diminuir a importância que realmente teve.
A impeachment de Collor foi um ato de grande relevância nacional, de pressão, do povo buscando que um presidente pagasse por todos os seus erros cometidos e teve grande impacto socialmente e culturalmente no Brasil, sendo até pouco a condenação da justiça ao atual senador brasileiro que não deveria mais participar da política.
Vemos hoje um movimento que existe para minimizar os danos da carreira de mais um dos políticos corrupto que deveria estar preso e não atuando em função.
Resposta:
A
Explicação:
O impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello em 1992 deu-se em função de uma série de irregularidades de seu governo, denunciadas à revista Veja, como por exemplo o desvio de dinheiro público que
ficou conhecido por “esquema P.C. Farias”.
Sob pressão da opinião pública, o Congresso Nacional vota pela saída de Collor do governo — sendo substituído por Itamar Franco, seu vice — e por sua inelegibilidade por oito anos.
Contudo, nas eleições de 2006, Collor retoma sua vida política se elegendo senador. Seu aliado José Sarney,
em entrevista ao Jornal Correio Braziliense, desmerece o impeachment, acusando os historiadores de terem
dado muita relevância a um episódio que, para o atual presidente do Senado, foi apenas um acidente em
nossa história.