História, perguntado por Letimuller, 9 meses atrás

. (Fuvest - adaptada) Em 1947, o Partido Comunista foi colocado na ilegalidade no Brasil. Esta decisão se explica basicamente * 1 ponto a) por um acordo partidário firmado pela UDN, o PSD e o PTB. b) por ser o Partido Comunista frágil e destituído de expressão social. c) pela bipartição do mundo em blocos antagônicos, consequência da guerra fria. d) pela linha insurrecional dos comunistas que pretendiam iniciar uma revolução a curto prazo. 2. O último dos presidentes brasileiros do período conhecido como República Populista, que se estendeu de 1945 a 1964, foi João Goulart. Entre os projetos políticos elaborados pelo governo Goulart que foram considerados populistas, pode(m) ser citado(as): * 1 ponto a) As Reformas de Centro. b) As Reformas de Base. c) O Projeto de privatização da Petrobras. d) O Projeto de estatização dos meios de produção.

Soluções para a tarefa

Respondido por amandamaya6556
4

Resposta:

1.c) pela bipartição do mundo em blocos antagônicos, consequência da guerra fria.

2.b) As Reformas de Base.

Explicação:

1.No governo Dutra o Partido Comunista brasileiro foi considerado ilegal por ser filiado à Internacional Comunista, uma organização que, no contexto da Guerra Fria, representava os interesses de Moscou frente ao Bloco Capitalista.

2.O projeto das Reformas de Base, que Goulart não colocou em prática, foi considerado populista por atender aos interesses mais imediatos de seu governo cambiante que sofria com a crescente oposição.

Perguntas interessantes