(FUVEST) A colonização, apesar de toda violência e disrupção, não excluiu processos de reconstrução e recriação cultural conduzidos pelos povos indígenas. Acultura xinguana – que nos anos 1940 aparece como símbolo de uma tradição estática, original e intocada – é, ao inverso, o resultado de uma história de contatos e mudanças, que tem início no século X d.C. e continua até hoje. FAUSTO Carlos. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro:Zahar, 2005. Com base no trecho, é correto afirmar *
a cultura xinguana, ao contrário de outras culturas indígenas, não foi afetada pelo processo colonizador europeu.
a cultura indígena, extinta graças ao processo colonizador europeu, foi recriada de modo mitológico no Brasil dos anos 1940.
o processo colonizador europeu não foi violento, já que ele preservou e até mesmo valorizou várias culturas indígenas.
várias culturas indígenas resistiram e sobreviveram, mesmo com alterações, ao processo colonizador europeu, como a xinguana.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Resposta:
Olá!!
Alternativa correta: várias culturas indígenas resistiram e sobreviveram, mesmo com alterações, ao processo colonizador europeu, como a xinguana.
Explicação:
Quando os portugueses chegaram ao Brasil existiam centenas de etnias indígenas que representavam uma diversidade cultural muito grande.
Conforme coloca o texto. Muitos grupos indígenas sobreviveram e resistiram ao processo de colonização, assimilando aspectos da cultura do dominador. Alguns grupos indígenas se aliaram aos portugueses ou franceses contra outros "índios", e mesmo como uma estratégia de sobrevivência, outros foram evangelizados pelas missões jesuíticas sem, no entanto, implicar perda total de sua identidade, crenças e cultura.
Perguntas interessantes