Geografia, perguntado por jhullyluisa4669, 1 ano atrás

(Fuvest, 2014) Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações. Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectô- nica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de:a) aplainamento das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da erosão.b) formação de depressões absolutas, gerada por acomodação de blocos rochosos.c) f o r m a ç ã o d e can yn n s, d p r o r r e n te dp in fp n s a p ro sã o eólica.d) produção de desníveis topográficos acentuados, resultante da contínua sedimentação dos rios.e) geração de relevo serrano, associada a fatores climáticos ligados à gladação.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
439
Olá.


De acordo com o enunciado, compreende-se que a alternativa correta é a letra A. 


A questão apresentada menciona uma área do continente que está mais interiorizada, em que a atuação das forças endógenas estão ligadas às forças internas da Terra, em que quase não existe.

Por sua vez, as relacionadas as exógenas, isto é, do intemperismo provocado pelas chuvas, assim como ventos ou alterações na temperatura, faz com que haja um desgaste da rocha, formando assim, sedimentos que serão erodidas.

Esses sedimentos erodidos são levados para altitudes menores pela influência dos ventos ou pelas águas. Desta forma, o intemperismo, juntamente com a consequência da erosão, rebaixa o relevo de forma gradativa.

Espero ter ajudado!
Respondido por nataliafransantos
2

Do ponto de vista tectônico, os núcleos rochosos mais antigos presentes no interior do continente tendem ao: “aplainamento das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da erosão” (alternativa a).

Geralmente essas áreas são formadas por estruturas geológicas mais antigas ocorridas na Terra originadas do Pré-Cambriano e apresentam grande concentração de minerais metálicos.  

A atuação dos agentes exógenos

Devido à estabilidade essas áreas sofrem maiores influências dos processos exógenos, responsáveis por desgastar o relevo, o que ao longo do tempo geológico faz com que essas regiões se tornem mais aplainadas.

As áreas de grande estabilidade tectônica, estão sujeitas à maior atuação do intemperismo (físico, químico e biológico) e da erosão porque esses são os principais agentes exógenos que atuam em superfície. Regiões com essas características podem ser encontradas no território brasileiro que é bastante antigo e desgastado.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre os núcleos tectônicos antigos: https://brainly.com.br/tarefa/24731533  

Anexos:
Perguntas interessantes