(FUVEST 2010)Considere as seguintes características atribuídas aos seres vivos:I. Os seres vivos são constituídos por uma ou mais células.II. Os seres vivos têm material genético interpretado por um código universal.III. Quando considerados como populações, os seres vivos se modificam ao longo do tempo.Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que:A) os vírus e as bactérias são seres vivos, porque ambos preenchem os requisitos I, II e III.B) os vírus e as bactérias não são seres vivos, porque ambos não preenchem o requisito I.C) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito ID) os vírus não são seres vivos, porque preenchem o requisito III, mas não os requisitos I e IIE) os vírus não são seres vivos, porque não preenchem os requisitos I, II e III.
Soluções para a tarefa
Olá!
Os vírus compreendem parasitas intracelulares obrigatórios, uma vez que não possuem mecanismos internos de reprodução, necessitando a presença de hospedeiros para se reproduzirem.
Dessa forma, são seres acelulares, não se encaixando na afirmativa I, todavia apresentam um material genético e com capacidade de mutações de suas populações ao longo do tempo, assim como qualquer outro tipo de ser vivo.
Resposta, C) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito.
Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito I. Alternativa C.
Os vírus são organismos parasitas obrigatórios, o que significa que eles são metabolicamente inativos quando não estão parasitando alguma célula, pois não possuem célula.
Sua constituição é um material genético, que pode ser DNA ou RNA, envolto em uma cápsula proteica que será responsável pela penetração na célula parasitada com lipídios que obtém de células parasitadas anteriormente.
Por não terem a capacidade de exercer seu metabolismo sem hospedar uma célula animal ou vegetal, muitos cientistas não os consideram seres vivos. Afinal, para que ele possa efetuar suas atividades que o classificariam como ser vivo (reprodução, metabolismo e evolução) ele depende do "maquinário" de outro organismo.
Porém, aqueles que defendem sua classificação como ser vivo se baseiam nos argumentos de que os vírus se reproduzem e evoluem.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/38571075