(FUVEST 2009)A imigração de italianos (desde o final do século XIX) e a de japoneses (desde o início do século XX), no Brasil, estão associadas a:A) uma política nacional de atração de mão de-obra para a lavoura e às transformações sociais provocadas pelo capitalismo na Itália e no Japão.B) interesses geopolíticos do governo brasileiro e às crises industrial e política pelas quais passavam a Itália e o Japão.C) uma demanda de mão-de-obra para a indústria e às pressões políticas dos fazendeiros do sudeste do país.D) uma política nacional de fomento demográfico e a um acordo com a Itália e o Japão para exportação de matérias-primas.E) acordos internacionais que proibiram o tráfico de escravos e à política interna de embranquecimento da população brasileira.
Soluções para a tarefa
A) uma política nacional de atração de mão de-obra para a lavoura e às transformações sociais provocadas pelo capitalismo na Itália e no Japão.
Correto. O desenvolvimento do capitalismo nos países supracitados, promoveu um processo de êxodo rural que obrigou os indivíduos a abandonarem seus afazeres no campo e procurar novas oportunidades fora de seus países de origem.
B) interesses geopolíticos do governo brasileiro e às crises industrial e política pelas quais passavam a Itália e o Japão.
Falso. Os interesses brasileiros não eram de ordem geopolítica, mas de ordem econômica.
C) uma demanda de mão-de-obra para a indústria e às pressões políticas dos fazendeiros do sudeste do país.
Falso. A mão de obra, a princípio não foi direcionada especificamente à indústria, mas ao espaço rural, para substituição do negro.
D) uma política nacional de fomento demográfico e a um acordo com a Itália e o Japão para exportação de matérias-primas.
Falso. A política era de fomento da imigração para a substituição de mão de obra nacional.
E) acordos internacionais que proibiram o tráfico de escravos e à política interna de embranquecimento da população brasileira.
Falso. A imigração nos séculos citados pode estar associada a estes fatores de maneira indireta, já que apresentam uma diferença temporal marcante, mas não estão diretamente relacionadas à problemática discutida pelo enunciado, qual seja, a imigração no final do XIX e no início do XX.
Resposta:
e) Acordos internacionais que proibiram o tráfico de escravos e à política interna de embranquecimento da população brasileira.
Explicação: