(Fuvest 2002) Um anel de alumínio, suspenso por um fio isolante, oscila entre os polos de um ímã, mantendo-se, inicialmente, no plano perpendicular ao eixo N - S e equidistante das faces polares. O anel oscila, entrando e saindo da região entre os polos, com uma certa amplitude. Nessas condições, sem levar em conta a resistência do ar e outras formas de atrito mecânico, pode-se afirmar que, com o passar do tempo.
Soluções para a tarefa
É possível afirmar que com o passar do tempo, a amplitude de oscilação do anel irá diminuir.
Considerando que o anel entre e sai da região entre os polos do ímã, acontece na superfície do anel uma variação de fluxo magnético.
Dessa forma, considerando tais condições, uma corrente elétrica é induzida no anel. E graças a essa corrente, acontece uma dissipação de energia pelo efeito Joule, resultando em uma redução da energia mecânica do sistema e da amplitude de oscilação.
Em que é possível observar a atuação da força magnética na corrente induzida que freia o anel.
Bons estudos!
Resposta:
a amplitude de oscilação do anel diminui.
Explicação:
Quando o anel de alumínio oscila na presença do campo magnético entre os dois polos do imã, uma corrente elétrica é induzida nesse anel. Como a energia necessária para movimentar esses elétrons é proveniente da energia mecânica (cinética + potencial gravitacional) do próprio anel, a amplitude de oscilação diminui.