Fusos horários e Projeções Cartográficas: (UFMG) Leia este texto e analise o mapa que se segue a ele:
Veja, a costa do Maranhão é o desenho, a linha frontal duma gaivota em vôo, o desdobrar-se d’asas: ela encentra um V, um golfo aberto em ângulo. O lado esquerdo desse golfão é a baía de São Marcos, baía do Tubarão, há quem o diga. Na verdade, por ali dá muito esqualo, às vezes enxameiam, e o tempo, à noite, cheira à melancia. No foco, a ilha, onde se situa a capital, numa esplanada sobre outro golfete – este braço da baía, em que saem os estuários de dois rios. São Luís tem água por três lados. […] Para resumir, chame tudo isso de “a baía”.
ROSA, João Guimarães. Estas estórias. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 30.
A partir da leitura e da análise feitas, é INCORRETO afirmar que
A) a realidade geográfica pode ser representada por, entre outras, duas expressões de linguagem – a literária e a cartográfica.
B) a abrangência espacial da área descrita no texto é maior que a abrangência espacial da área reproduzida cartograficamente.
C) o texto revela a capacidade de um autor não geógrafo em descrever, sinteticamente, uma determinada região geográfica.
D) o mapa, mesmo com a escala utilizada, mostra, com mais detalhe que o texto, as características físicas do litoral maranhense.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta: A resposta correta é a letra B "A abrangência espacial da área descrita no texto é maior que a abrangência espacial da área reproduzida cartograficamente"
Explicação:
Perguntas interessantes
Química,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás