Geografia, perguntado por karenlu, 11 meses atrás

Fuso horário é um aspecto físico?

Soluções para a tarefa

Respondido por cisabelle072
0

A Terra apresenta um sistema de fusos horários, criados através de uma conferência realizada no século XIX em prol da padronização do horário mundial. Os fusos horários podem ser definidos como zonas delimitadas por dois meridianos consecutivos da superfície terrestre, cuja hora legal, por convenção, é a mesma.  

Para entendermos como calcular o fuso horário, devemos ter como referência o tempo em em que a Terra leva para dar uma volta completa em torno de seu próprio eixo, ou seja, o movimento de rotação.

O planeta leva aproximadamente 24 horas para realizar a rotação. O cálculo foi elaborado a partir da divisão da elipsoide da Terra por 24 horas. Isso significa que cada 15º de amplitude no mapa equivalem a uma hora.

O marco inicial é o Meridiano de Greenwich, conforme se desloca para leste ou oeste deste meridiano, os fusos são alterados. Partindo do princípio de que a “Terra gira de oeste para leste”, os fusos a leste de Greenwich têm as horas adiantadas. Já os fusos situados a oeste têm as horas atrasadas em relação à hora de Greenwich.

É importante destacar que o intervalo de tempo considerado por um país como igual para um determinado fuso, refere-se a uma zona demarcada politicamente por uma nação. Assim, a hora legal ou oficial pode variar de um país para outro, ou mesmo, dentro do próprio território que o delimita.  

Já a hora local é aquela referida a um meridiano local específico. Esse horário é determinado de forma que, quando o sol estiver exatamente sobre o meridiano escolhido, ao “meio-dia”, ajustam-se os relógios para marcarem 12 horas. Pode-se dizer, assim, que cada ponto localizado sobre a superfície terrestre possui uma hora diferente de qualquer outro situado em um meridiano que não fora o escolhido inicialmente como padrão.  

Perguntas interessantes