Biologia, perguntado por alaninha29, 1 ano atrás

Fungos tóxicos e alucinógenos: pfvvv me respondam <3

Soluções para a tarefa

Respondido por luanaGóis
3
são toxinas produzidas por fungos. Se esses fungos crescerem em alimentos, sejam grãos (amendoim, milho, soja, trigo, sorgo, etc.) ou produtos finais (suco de maçã, frutas secas, etc.) podem liberar suas toxinas nesses substratos que serão posteriormente consumidos pelo homem. Seu consumo pode representar risco à saúde humana se houver ingestão de grande quantidades ou ingestão continuada. Os sinais e sintomas podem variar de lesão de pele, a sintomas de hepatotoxidade, nefrotoxicidade, neurotoxicidade, hematotoxicidade e genotoxicidade, e até mesmo a morte; os principais fungos são dos gêneros Aspergillus, Fusarium e Penicilli.

Principais micotoxinas: aflatoxina; ocratoxina A; Patulina; Fumonisina; Tricotecenos; zearalenona, entre outros.

 

Principais doenças relacionadas a fungos:

- Micoses Superficiais e Cutâneas;

- Micoses Subcutâneas;

- Micoses Sistêmicas e Oportunistas – Lesões Pulmonares.

 

Fungos Alucinógenos: Os fungos alucinógenos mais conhecidos: Amanita muscaria, Botelus manicus, Conocybesiligineoides, Copelandia cyanopus, Heimiella angrieformis, Psilocybecaerulescens, Psilocybe semilancelata

Forma de utilização mais comum dos cogumelos: o chá. Estas drogas são bem absorvidas via oral; exercem efeitos em doses relativamente baixas e têm propriedades adrenergéticas, isto é, semelhantes às da adrenalina.

Seus efeitos predominantess são: consciência aumentada, estímulos sensoriais alterados, audição aguçada, percepção do ambiente como algo novo, introspecção e diminuição da capacidade de diferenciar seu corpo do ambiente que o cerca.

Não causam dependência química.

 

Fungos Medicinais e Funcionais: Cordycepssinensis - Alguns estudos científicos publicados indicam que o Cordyceps sinensis promove a proteção da medula óssea e do sistema digestivo. O uso de Cordyceps tem sido difundido como um coadjuvante da terapia do câncer e dos sistemas respiratório, circulatório e imunológico.

Ganoderma Lucidum - Os efeitos farmacológicos e bioquímicos publicados do Ganoderma lucidum incluem antiinflamatório, antihipertensão, efeito hipoglicêmico. Os extratos alcoólicos do Ganoderma lucidum apresentam efeitos de proteção contra danos ao fígado provocados por produtos químicos.Agaricusblazei - reduz e previne a Aterosclerose; minimiza os efeitos destrutivos da rádio e quimioterapia, equilibra os níveis de glicose no sangue.

Perguntas interessantes