“Fundamentos históricos teórico-metodológicos do Serviço Social”,de Maria Carmelita Yazbek (2009).As tendências mais relevantes da profissão dos anos de 1990.
Soluções para a tarefa
Olá!
Você esqueceu as alternativas.
1: A teoria indica a direção de pensamento que o profissional deve seguir, sendo regra fundamental a ser seguida.
Alternativa 2: O referencial contribuiu para a formação profissional, mas não é uma regra absoluta, sendo primordial sua inserção social.
Alternativa 3: O referencial subsidia o profissional em seu exercício profissional, pois auxilia em sua compreensão singular da intervenção social.
Alternativa 4: A teoria faz o direcionamento do pensamento, assim como o referencial, respaldando o profissional em sua leitura e análise de conjuntura.
Alternativa 5: O arcabouço teórico e metodológico do Serviço Social está pautado na teoria social crítica, mas com viés do conservadorismo tradicional.
Agora podemos responder corretamente.
A alternativa 3 está correta.
O papel do assistente social passou a desempenhar funções relacionadas a intervenção social com base nas teorias difundidas nesse período, principalmente a partir da expansão dos veículos de comunicação e crescimento da sociedade.
Para ser mais exato, nos últimos 30 anos o capitalismo está em constante evolução e com isso uma série de pontos negativos são observados, como o aumento das desigualdades, a segregação social, a falta de emprego, e, é a partir daí que a intervenção social deve ser feita, com o intuito de auxiliar as camadas vítimas do sistema.
Até mais!