Artes, perguntado por 265265, 1 ano atrás

Fundamentos de Expressão Bidimensional II

Questão 1
Texto da questão
As raízes da arte moderna estão no Impressionismo. De quinze de abril a quinze de maio de 1870, um grupo de jovens fez uma exposição coletiva no atelier do fotógrafo Nadar.
I. Tratava-se de Claude Monet, Pierre Auguste Renoir, Edgard Degas, Camile Pissaro, Alfred Sisley, entre outros, que desenvolveram trabalhos com a ausência da cor preta;
II. As observações de portadores de distúrbios psicológicos, somado ao consumo de álcool e excitantes, ou prática de sonambulismo e hipnotismo, proporcionaram a vários artistas ousadia e quebra de paradigmas, como foi o caso do talentoso Max Bill, entre outros notáveis;
III. Um aspecto fundamental é a determinação da forma a partir da cor, com isso a linha não obedece a critérios, que os modelos clássicos determinavam;
IV. A mistura ótica proporcionada pelas cores impressionistas ocorrem por duas razões fundamentais: a observação ao ar livre e a utilização de cores primárias.
Estão corretas, somente as afirmativas:
Escolha uma:
a. II e III, apenas.
b. I e II, apenas.
c. III e IV, apenas.
d. I e III, apenas.
Questão 2
Texto da questão
Em 1924, em Paris, André Breton elaborou um manifesto público. A diferença entre Surrealismo e Dadaísmo, apesar de ambos terem utilizado o automatismo psíquico, é que o Dadaísmo expressa a decepção dos intelectuais e artistas e não possui doutrina ou princípios definidos (anarquia); o Surrealismo expressa a liberdade absoluta que escapa às limitações da vida, ou seja, o subconsciente são os princípios artísticos.
Seus princípios são:
I. Tudo que ocorre caracteriza-se pela falta de lógica.
II. Buscava o subconsciente, o sonho, os estados alucinatórios, o maravilhoso.
III. Pretendiam o fantástico, o irreal, a loucura e tudo que fosse oposto à lógica.
Escolha uma:
a. Todos os princípios estão corretos.
b. Somente os princípios I e II estão corretos.
c. Somente os princípios II e III estão corretos.
d. Somente os princípios I e III estão corretos.
Questão 3
Texto da questão
As estruturas de repetição gráfica adotadas na composição visual são identificadas por:
Escolha uma:
a. Unidades, pois sua cor elabora a sequência.
b. Qualquer elemento gráfico é identificado por seu tamanho.
c. Unidades, pois sua ordenação elabora a sequência.
d. Qualquer elemento gráfico é identificado pela cor, independente de seu formato.
Questão 4
Texto da questão
A repetição constitui o método mais simples em desenho; ela transmite a sensação imediata de harmonia. Cada unidade de forma repetida é como a batida de um ritmo. Podemos conquistar efeitos de repetição a partir de estruturas identificáveis, tais como:
I. Formato e tamanho.
II. Cor e textura.
III. Direção e posição.
IV. Espaço e gravidade.
Escolha uma:
a. Apenas os itens I e II estão corretos.
b. Apenas os itens I, III e IV estão corretos.
c. Apenas os itens III e IV estão corretas.
d. Todos os itens estão corretos.
Questão 5
Texto da questão
Habilidades e competências: Localizar informações.

Sobre a exposição de Anita Malfatti, em 1917, que muito influenciaria a Semana de Arte Moderna, Monteiro Lobato escreveu, em artigo intitulado Paranóia ou Mistificação: Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem as coisas e em consequência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. (...) A outra espécie é formada dos que vêem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica das escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. (...). Estas considerações são provocadas pela exposição da sra. Malfatti, onde se notam acentuadíssimas tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & cia. O Diário de São Paulo, dez./1917.

Em qual das obras abaixo se identifica o estilo de Anita Malfatti criticado por Monteiro Lobato no artigo?




I- A Boba (1915/1916), óleo sobre tela - Anita Malfatti
II- A última ceia - Leonardo da Vinci.1498. Por Leonardo da Vinci, no Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão.
III- Protesto - Grafite de artista desconhecido.

Escolha uma:
a. Apenas a alternativa I está correta.
b. As alternativas, I e II estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas a alternativa II está correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por danielleff
17
Acredito que as respostas sejam as seguintes:
Questão 1- Resposta: letra C
Questão 2 -  Resposta: letra C
Questão 3- Resposta: letra A
Questão 4 – Resposta: letra D
Questão 5 – Resposta: letra A

Obs. Não reli. Faça com calma e reveja as alternativas!
Boa sorte!


rmn: QUEATÃO 2 O CORRETO É LETRA A :TODOS OS PRINCÍPIOS ESTÃO CORRETOS
rmn: questão 1 correto:I. Tratava-se de Claude Monet, Pierre Auguste Renoir, Edgard Degas, Camile Pissaro, Alfred Sisley, entre outros, que desenvolveram trabalhos com a ausência da cor preta; III. Um aspecto fundamental é a determinação da forma a partir da cor, com isso a linha não obedece a critérios, que os modelos clássicos determinavam; l e lll corretos
luizagarciaalmeida: questão 2 : correta é Letra A Todos os príncipios estão corretos. pode confiar fiz e acertei.
Perguntas interessantes