Fundamentos de Antropologia
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
“Muitos atribuíam a Spencer o epíteto de ‘filósofo da evolução’. Michael Ruse conta que coube a Spencer assumir o papel do profeta da evolução (...). John Dewey (...) comenta que sua imagem pública era a da teoria da evolução encarnada (...). Classificam-no genericamente como um educacionista. Spencer foi reconhecido como propagador e divulgador do conhecimento científico, e insistia na ampliação do ensino das ciências naturais já nos primeiros estágios após a alfabetização (...)”. (BAIARDI, D. C.: 2008, p.31)
De acordo com o excerto acima e com seus conhecimentos sobre os fundamentos do pensamento antropológico, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Herbert Spencer dedicou-se aos estudos das características culturais dos seres humanos, negando a filosofia como premissa para o estudo da sociedade
b. Herbert Spencer ficou conhecido como filósofo da evolução por ter sido um dos primeiros a relacionar a teoria darwinista com a antropologia filosófica
c. Michael Ruse afirma que a imagem pública de Hebert Spencer corresponde a um homem reconhecido publicamente como a própria teoria da evolução encarnada
d. Hebert Spencer ficou conhecido como um dos maiores defensores e propagadores da teoria da evolução e influenciou os primeiros estudos antropológicos, conhecidos como evolucionismo cultural.
Questão 1
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as três correntes clássicas da antropologia, é incorreto dizer que:
Escolha uma:
a. O estrutural funcionalismo, o culturalismo norte americano e o estruturalismo francês tecem críticas ao pensamento evolucionista, sobretudo quando este classifica e hierarquiza sociedades e cultural no tempo.
b. A principal crítica do estruturalismo francês ao evolucionismo cultural é considerar que o homem é um ser racional por definição, o que implica que a Razão não está somente representada no pensamento científico moderno.
c. A principal crítica do estrutural funcionalismo ao evolucionismo cultural é considerar que o homem é um ser social por definição, o que implica que o desenvolvimento de instituições políticas modernas não significa que a sociedade moderna é mais evoluída que sociedades sem Estado
d. A antropologia cultural norte americana considera a estrutura social como uma rede de relacionamentos sociais complexa que acaba definindo os comportamentos individuais e a antropologia estruturalista francesa funda a noção de relativismo cultural.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
b. A principal
crítica do estruturalismo francês ao evolucionismo cultural é
considerar que o homem é um ser racional por definição, o que implica
que a Razão não está somente representada no pensamento científico
moderno.
micheliii123:
obrigado pela ajuda
Respondido por
1
Questão 2:
d. Hebert Spencer ficou conhecido como um dos maiores defensores e propagadores da teoria da evolução e influenciou os primeiros estudos antropológicos, conhecidos como evolucionismo cultural.
Perguntas interessantes
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás