Psicologia, perguntado por yoshi77, 7 meses atrás

Fundamentando-se na teoria Piagetiana, leia e analise a seguinte situação:
Melina, durante a aula de ciências, entrou em conflito com o professor quando este afirmou que a baleia era um mamífero. Segundo seu conhecimento prévio, a baleia seria um peixe, pois vive na água. O professor explicou para ela que o fato das baleias possiorem glândulas mamárias as colocavam na espécie mamífera.
Assinale a alternativa que descreve, conceitualmente, o processo experienciado pela criança.

a) Melina está passando por uma situação de equilíbrio, uma vez que, de posse da nova informação, não precisou adaptar nenhuma estrutura prévia.
b) Melina passou pelo processo de assimilação, pois lhe foi informado um conceito novo que desencadeou o processo de aprendizagem.
c) Melina está vivendo o processo da acomodação, pois foi colocada em contato com uma informação discrepante.
d) Melina está em uma condição de equilíbrio do conhecimento, uma vez que, já domina esse conteúdo.
e) Melina acabou de construir um esquema de ação, pois internalizou um novo conhecimento.​


Meajuda0aesquerda: Eu chutei a b!
yoshi77: vou chutar também

Soluções para a tarefa

Respondido por thalitacom
2

Resposta:

c) Melina está vivendo o processo da acomodação, pois foi colocada em contato com uma informação discrepante.

Explicação:

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade.

“No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação". É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo. Se o meio não apresenta problemas, dificuldades, a atividade da mente é, apenas, de assimilação, porém, diante deles, ela se reestrutura (acomodação) e se desenvolve.”

Respondido por mdkrb
1

Resposta:

Letra C “Melina está vivenciando o processo de acomodação, pois foi colocada em contato com uma informação discrepante.”

Explicação:

A acomodação é uma atividade que consiste na diferenciação de um esquema de assimilação, ou seja, é o processo pelo qual o organismo suporta a modificação do meio.

(A informação discrepante que Melina recebeu, fazendo com que repense seu conceito de peixes vs mamíferos)

Já a assimilação é a incorporação dos elementos do meio nos esquemas de que o sujeito dispõe e a acção do sujeito sobre os objectos e o mundo. Consiste em integrar os objectos em estruturas prévias, isto é, a incorporação da informação no próprio sujeito (...) Não se traduzem modificações no sujeito.

Perguntas interessantes