Fundamental para o processo de aprendizagem, a construção de uma relação de qualidade com os alunos desafia educadores, na mesma medida em que apresenta caminhos concretos para o enriquecimento dos processos em sala de aula. A maioria das pessoas lembra, de alguma forma, como a relação com um ou mais professores marcou sua vida escolar.
Na perspectiva das ideias apresentadas no fragmento acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas
I) É simples perceber assim, puxando pela memória, que uma teia de sentimentos, emoções, sentidos e subjetividades se insere na relação entre professor e aluno, determinando a qualidade da escolarização e do processo de aprendizagem. Paradoxalmente, porém, nem sempre é fácil trazer esta percepção à luz, transformando o aspecto afetivo em uma parte consciente e intencional da prática cotidiana em sala de aula.
PORQUE
II) Abordagens afetivas – que enxerguem os alunos integralmente em sua dinâmica de aspectos emocionais, motores, culturais e sociais – não soam naturais para muitos educadores, principalmente depois da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental.
Assinale a correta:
Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A Asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A alternativa A) é a correta.
Alguns educadoras veem a abordagem afetiva como algo não natural, porém, na maioria dos casos, essas relações ocorrem naturalmente, com o cotidiano de aulas e interação entre alunos e professores.
Varias pessoas são influenciadas pelas relações afetivas que algum professor já teve em sua vida, e isso pode influenciar todo o comportamento do aluno e até as suas decisões futuras.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Ed. Moral,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás