História, perguntado por maisagabs3387, 1 ano atrás

fundação da companhia de navegação a vapor do amazonas 1852? heeelllpppp :)

Soluções para a tarefa

Respondido por netorl180
7
A instituição da navegação a vapor na Amazônia não aconteceu facilmente, no entanto, era cada vez mais evocada como necessária para o desenvolvimento da região, já que na perspectiva da administração oferecia muitos benefícios tais como, encurtar as distâncias, dinamizar o comércio, facilitar as comunicações, defender e povoar os lugares longínquos, entre outros. Mas a criação dessa companhia de navegação não poderia ser realizada com qualquer capital. O auxílio financeiro da administração central precisou estar envolvido em todo esse processo de aprimoramento dos transportes para que o controle sobre todas as operações e lucros também pudessem estar ao alcance. Com a instauração do Império brasileiro em 1822 e a união da Amazônia a este Império em 1823, a questão da navegação a vapor não se apresentava somente como econômica, mas também política, devendo garantir a presença brasileira nas fronteiras, protegendo-as das cobiças estrangeiras, além de desenvolver o comércio, diminuindo o preço do frete e aumentando a capacidade de transporte de carga e passageiros num período de tempo muito menor. Neste contexto, foi criada a Companhia de Navegação e Comércio do Amazonas, em 1852 que atuou até 1871, sendo transferida aos ingleses. Esta empresa foi autorizada a navegar o Rio Amazonas e seus afluentes – tocando os portos do Pará, Amazonas e chegando a Nauta, no Peru – no transporte de passageiros e cargas, além de ser autorizado a realizar operações comerciais, sob a direção de Irineu Evangelista de Souza, Barão de Mauá. 
Respondido por ferretti
0

A fundação da Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas (1852) ocorreu por intermédio do investidor e empresário brasileiro Barão de Mauá.

Irineu Evangelista de Souza foi um importante empresário, que se imortalizou na história do Brasil por sua ampla contribuição para questões relacionadas ao desenvolvimento nacional. Ele foi responsável por incentivar e estimular um dos primeiros surtos industriais do país.

Fundação da Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas (1852): resumo

  • O direito de navegação foi concedido pelo Decreto Imperial n° 1.037 de 39 de agosto de 1852, para o Barão de Mauá;
  • Ele, então, fundou no mesmo ano, a Companhia de Navegação e Comércio do Amazonas;
  • As linhas eram: Belém - Manaus e Manaus - Nauta;
  • Um dos objetivos de tal concessão era estimular a ocupação da região e reduzir riscos de invasões;

Outras importantes contribuições do Barão de Mauá (Irineu Evangelista de Souza) para o Brasil: resumo

  1. Foi responsável por instalar a iluminação a gás no Rio de Janeiro, em 1854;
  2. Fundou a Companhia de Iluminação a Gás do Rio de Janeiro;
  3. Fundou a Companhia Fluminense de Transportes;
  4. Fundou a Companhia de Estrada de Ferro de Petrópolis;

É importante ressaltar a relevância do Barão de Mauá para nossa história, pois através de suas contribuições o Brasil começou a "entrar" na modernização, que já era há muito vista em países como Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo.

Agora que você já sabe mais sobre a fundação da Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas (1852), que tal aprofundar seus conhecimentos sobre o tema?

Mais sobre a Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas

https://brainly.com.br/tarefa/4040707

Sobre os empreendimentos do Barão de Mauá

https://brainly.com.br/tarefa/18998001

Cinco empreendimentos do Barão de Mauá

https://brainly.com.br/tarefa/19139400

-

Matéria: História

Nível: Ensino superior

Perguntas interessantes