funcionamento da traqueia
Soluções para a tarefa
Resposta:
A traqueia é um tubo vertical cilíndrico, cartilaginoso e membranoso, localizado entre a laringe e dois tubos curtos, os brônquios, fortalecido por anéis de cartilagem, que levam o ar inspirado até os pulmões. Seu tamanho em um indivíduo adulto é entre 15cm à 20cm de comprimento e 1,5 à 2,5 de diametro. Inicia-se na borda inferior da cartilagem cricóide (é um anel completo de cartilagem que fica ao redor da traqueia) até aproximadamente a 5ª vértebra torácica . A função da traqueia no sistema respiratório é a condução do ar até os brônquios.
Traqueia. Ilustração: Kim M Smith / Shutterstock.com
Traqueia. Ilustração: Kim M Smith / Shutterstock.com
A estrutura da traquéia é constituída por 16 a 20 anéis cartilaginosos incompletos para trás, denominados cartilagens traqueais. A porção posterior da traqueia, devido a ausência dos anéis, apresenta grande capacidade móvel e elástica, importante para acompanhar os movimentos dos pulmões. Essa parte recebe o nome de parede traqueal, e é constituída pelo tecido muscular liso.
O seu revestimento interno é constituido por um epitélio do tipo pseudoestratificado cilíndrico ciliado e rica em células produtoras de muco. Os cílios e muco umedecem e aquecem o ar que respiramos. Quando inalamos poeira, bactérias e partículas aderem-se ao muco e são conduzidas para a garganta através dos batimentos dos cílios (em forma de varredura) e eliminados pela tosse.
espero ter ajudado!!!!
Explicação:
O funcionamento da traqueia se dá de maneira involuntária: o diâmetro de seu canal varia de modo que, ao contrair ou relaxar os músculos de suas paredes, o fluxo de ar que passa por esse canal se adapta às necessidades do indivíduo naquele momento.
Quando o organismo percebe a presença de partículas estranhas, os músculos da traqueia contraem, aumentando a velocidade do fluxo de ar, o que produz o reflexo da tosse.
Ao passar pela camada mucosa da traqueia, o muco produzido por suas glândulas faz com que o ar seja umidificado e filtrado, retendo partículas estranhas.
Junto desse processo, os movimentos dos cílios deslocam esse muco com as partículas em direção à laringe para ser deglutido e assim limpar a traqueia.